Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Futuro da Certificação Digital no Brasil

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

O futuro da Certificação Digital no Brasil não tem um futuro certo, mas podemos afirmar que ele passa pela chamada “Internet das Coisas”.

Com o uso mais intensivo dessa tecnologia em sistemas de produção e industriais e em diversos segmentos da economia, que passarão a utilizar os benefícios da Certificação para ganhar mais segurança e produtividade.

O termo “Internet das Coisas” se refere à conexão dos objetos cotidianos à Internet e faz parte de um conceito mais amplo. Os especialistas chamam de “Revolução 4.0” ou “quarta revolução” industrial, que, por sua vez, envolve, por exemplo, um uso mais intensivo da biotecnologia e da nanotecnologia.

E embora esses sejam temas que soem um pouco abstratos, é possível enxergar, na prática, seus efeitos no mundo da Certificação Digital. Para se ter uma ideia, já no ano passado, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou que só passaria a aprovar bombas medidoras de combustível com Certificação Digital, como forma de evitar fraudes. Por outro lado, o consumidor pode se “comunicar” com essas bombas por meio de aplicativos de celular. Esse é apenas um exemplo de como a Internet das Coisas já está tendo impactos no mundo da Certificação.

Últimos avanços com o uso da Certificação Digital

Vale lembrar que a Certificação Digital registrou, nos últimos anos, uma série de avanços, com utilizações inéditas — e sequer imaginadas pelo público em geral —, tais como a chamada telemedicina. Hoje em dia, graças à Certificação, médicos já podem realizar consultas remotas e assinar suas prescrições com total confiabilidade e segurança jurídica. Em seguida, enviar esses documentos às farmácias que podem despachar esses produtos diretamente para o paciente, que não precisa sair de casa.

A Certificação permite, ainda, que tribunais de todo o País funcionem normalmente (e inclusive com ganhos de produtividade) mesmo em uma situação de restrição a circulação de pessoas e de contato social. Uma novidade que seria impensável há alguns anos.

Esses são avanços que beneficiam a sociedade como um todo, trazendo maior segurança, agilidade e facilitando a vida daqueles que têm dificuldades de locomoção.

É impossível prever exatamente como será o futuro da Certificação Digital no Brasil. Essa é uma tecnologia que, a rigor, é adotada há apenas duas décadas no Brasil. Mas a evolução ocorrida nos últimos anos e os inquestionáveis ganhos que tem proporcionado deixam claro que esse é um movimento inexorável e extremamente positivo.

Ainda não possui um Certificado Digital?

Para saber mais sobre os benefícios que essa tecnologia pode trazer para o seu dia a dia, acesse : Serasa.certificadodigital/ecpf .

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.