Imagem do artigo

Como abrir uma empresa online: passo a passo

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Abrir uma empresa online está cada dia mais fácil, e isso é resultado dessa inovação tecnológica constante, além da introdução de ferramentas que ajudam a impulsionar os novos empreendimentos. Uma delas é o Certificado Digital, que transforma os processos, antes excessivamente burocráticos, em mais acessíveis e práticos para gerir uma empresa.

Com ele, os empresários podem obter seu CNPJ em algumas horas, principalmente se a formalização se der como MEI, cujo procedimento já é feito totalmente de forma virtual. Então, para saber como abrir a sua empresa totalmente online, acompanhe o passo a passo que mostraremos a seguir. Boa leitura!

Defina o perfil do negócio escolhido

Se o seu objetivo, no momento, é realmente ter uma empresa online, já está na hora de dar o primeiro passo nessa direção. No entanto, é sempre bom lembrar-se de providenciar um Certificado Digital para ajudar no processo, uma vez que ele é um dos elementos-chave para auxiliar na gestão da sua futura empresa, sem precisar sair de casa.

Entretanto, a definição do perfil do seu negócio é o ponto de partida para colocar o sonho em prática, e o leque de possibilidades para investir em serviços e produtos digitais é cada dia mais extenso. Opções é o que não faltam. Sendo assim, se você ainda não tem um segmento ou uma atividade específica que gostaria de realizar, comece a sua pesquisa avaliando os seguintes fatores:

  • o que você poderia oferecer ao público;
  • qual é a sua relação com o produto ou serviço que está pesquisando;
  • qual será o formato da empresa: franquia, loja virtual, marketplace;
  • qual será o seu papel na nova empresa: colaborador, mentor, líder, todos ao mesmo tempo etc.

São muitos detalhes para serem considerados antes de começar algo do zero, por isso é importante planejar bem, com bastante calma.

Faça uma análise detalhada de mercado e dos consumidores

Mais um passo fundamental para abrir a sua empresa virtual é analisar o mercado e o consumidor. Embora o ambiente digital venha demonstrando solidez para novos empreendimentos, é necessário saber identificar o melhor caminho a seguir, sobretudo no que se refere ao seu público consumidor. Portanto, delimite bem esse público antes de lançar as suas estratégias de divulgação online.

Elabore um plano de negócio

Depois de determinar a identidade do seu negócio no mercado, situando-o no cenário virtual, chega o momento de partir para a realização. Mas, antes de formalizá-lo, o planejamento é essencial para verificar se os seus objetivos são palpáveis.

É nessa hora que o plano de negócio entra em ação como uma ferramenta básica no universo do empreendedorismo. O planejamento vai ajudar na compreensão da essência do negócio e como ele pode ser desenvolvido para chegar ao sucesso almejado.

Dessa forma, um bom modelo de negócio deve abordar análise de mercado, definição do público de interesse, avaliação da concorrência, fornecedores, estrutura da empresa, objetivos de curto, médio e longo prazo, orçamento, cronograma de atividades, aspectos logísticos etc.

Formalize a empresa

Após deixar todas as questões preparatórias bem organizadas, você pode partir para a formalização e colocar o sonho em prática. Essa etapa requer diversos estudos, avaliações e escolhas, e as principais providências estão relacionadas ao formato da empresa, bem como ao regime de tributação.

São fatores que dependem de uma gama de características e condições que incluem capital social, faturamento anual, quantidade de sócios e outros. Alguns exemplos de categorias de empresas são: MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) e cada uma se enquadra em condições específicas.

Reúna a documentação necessária

Ao definir o formato da sua empresa, verifique a documentação necessária para a formalização, lembrando-se de que cada tipo exige uma lista de documentos própria. Você poderá juntar:

  • cópia autenticada do RG e do CPF dos sócios;
  • contrato social ou requerimento de empresário individual ou Estatuto;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional);
  • requerimento padrão (Capa da Junta Comercial;
  • pagamento de taxas por meio de DARF.

Trata-se de um importante passo, já que é a Junta Comercial que providenciará o Número de Identificação do Registro da Empresa (NIRE). Esse documento atesta o nascimento da sua empresa, como uma espécie de certidão. Além disso, agora, para preencher as solicitações cadastrais de inscrição, basta usar o aplicativo Coleta Online fornecido pela Receita Federal. Ele serve, ainda, para alterações e baixas.

O aplicativo foi criado para que os usuários preencham e enviem suas Fichas Cadastrais de Pessoa Jurídica contendo dados, como ramos de atividade, endereço e razão social. É possível, também, informar o quadro de sócios e administradores da empresa com a descrição dos responsáveis e suas respectivas participações no capital social.

Destacamos que a comunicação das informações tem total segurança, então, você pode informar seus dados sem nenhum tipo de receio. Depois, a Receita Federal encaminha um comprovante e o acompanhamento do processo pode ser feito mediante número de protocolo em mãos.

Registre na Junta Comercial

Esse registro é fundamental. É por meio dele que sua empresa poderá existir oficialmente e isso deve ser feito antes de obter o CNPJ.

Selecione os canais de venda, os métodos de pagamento e a entrega

Enfim a sua empresa está formalizada e para torná-la real aos olhos do público, é hora de expô-la nos melhores canais de venda para o seu tipo de negócio. Você pode escolher um site ou um e-commerce e ainda redes sociais para reforçar a sua presença online. Além do trabalho de comunicação, atração e retenção de clientes, os métodos de pagamento e de logística também são fundamentais.

É interessante, portanto, pensar em mais de uma opção de pagamento aos seus clientes. Hoje, há muitas alternativas e cada um tem sua preferência, portanto, é sempre vantajoso para qualquer negócio oferecer as mais variadas possibilidades de pagamento. É importante o cliente saber que pode pagar com cartões de crédito, débito, boleto bancário, transferência e o mais novo PIX, que já caiu no gosto de muita gente.

A entrega do produto, por sua vez, pode ser feita por meio de transportadoras, Correios etc. O importante é providenciar o melhor meio para a sua empresa e para o cliente.

Organize uma campanha de lançamento

É muito comum empreendedores desejarem “materializar” suas empresas online, mas não saberem como chegar aos clientes. É uma dúvida frequente de quem está iniciando e a solução é uma campanha forte, robusta, com múltiplos caminhos.

Você pode fazer promoções, marketing nas redes sociais, transmissões exclusivas, criação de clubes de assinantes, parceria com influenciadores, entre outras estratégias, dependendo do negócio. Na maioria dos casos, o início requer paciência e testes com diversas táticas, até descobrir a melhor forma de chegar ao cliente ideal e fazer sucesso no mundo digital.

Faça o seu certificado digital

Quer ter mais reconhecimento na hora de abrir uma empresa online? Providencie o seu certificado digital e garanta toda a segurança das suas informações no ambiente virtual. Com uma certificação digital, a sua vida como empreendedor terá mais facilidades, além de uma identidade segura e com validade jurídica na internet.

Hoje em dia, você pode encontrar diversos tipos de certificados digitais e, assim, desfrutar de toda a tramitação de abertura da empresa em menos tempo.

Para saber mais sobre certificado digital e como fazer sua renovação, visite nosso blog e fique por dentro de tudo sobre esse assunto!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.