Serasa Certificado Digital - Logo
Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

e-Jurídico: para que serve o Certificado Digital para advogados?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.7

A tecnologia vem mudando significativamente as diversas profissões que conhecemos atualmente. Os trabalhos relacionados às práticas jurídicas são exemplos clássicos dessa invasão tecnológica. Atualmente, ter um certificado digital para advogados se tornou algo imprescindível.

Muitos dos procedimentos judiciais da atualidade são iniciados e acompanhados em meio digital. Assinatura de petições e outros documentos dependem dessa certificação para garantir validade jurídica, confiabilidade e integridade nos dados.

Por isso, existem ferramentas como o e-Jurídico. Neste artigo, mostraremos tudo que você precisa saber sobre esse documento digital. Continue lendo!

O que é o e-Jurídico?

O e-Jurídico é uma identidade digital do advogado que tem registro na OAB. Assim, permitindo que ele possa assinar documentos em qualquer lugar do país ou do mundo com segurança e agilidade.

Desse modo, esse documento propicia o acesso remoto de seus documentos, podendo proceder assinaturas com validade jurídica e sem o uso de papel. Ou seja, o profissional do direito pode assinar petições, procurações, pareceres e outros documentos com o máximo de segurança e confiabilidade proporcionada pela certificação digital.

Porém, os benefícios não param por aí. O profissional também pode acessar os contratos do seu escritório, se comunicar com a Receita Federal e fazer o envio de demonstrativos como a Declaração do Imposto de Renda.

Quais são as possíveis aplicações do certificado digital na advocacia?

Agora, mostraremos algumas das principais aplicações do certificado digital na advocacia. Continue lendo!

  • Relacionamento com a Receita Federal

Além do envio e acompanhamento da declaração do Imposto de Renda o e-Jurídico também pode facilitar o seu relacionamento com a Receita Federal. Desse modo, você pode acessar o portal e-CAC e conferir todas as funcionalidades que esse sistema tem.

Assim, podendo emitir guias para recolhimento de tributos, acompanhar o pagamento dos impostos e, até mesmo, acessar dados da sua empresa. Afinal, existem muitos casos em que o profissional do direito constitui um CNPJ para executar suas atividades.

  • Procedimentos jurídicos

Sem dúvidas, uma das principais utilizações do certificado digital é nos procedimentos jurídicos. Com o crescimento do uso da tecnologia nesse segmento de mercado muitos órgãos judiciais já estão adotando a tecnologia em diversos processos.

Para você ter uma ideia, até mesmo as audiências já são feitas à distância. Logo, é provável que essa invasão tecnológica atinja ainda mais áreas do setor judiciário. O e-Jurídico surge como uma ferramenta para proporcionar validade jurídica aos atos praticados pelo advogado, bem como, para que ele possa logar em áreas restritas do poder judiciário.

  • Acesso de arquivo digital em servidores na nuvem

Por fim, o e-Jurídico permite que você tenha acesso a um arquivo digital hospedado em um servidor na nuvem. Dessa forma, ele pode ser utilizado para fazer o login seguro nesse ambiente digital, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso aos documentos que estão armazenados.

Com isso, independentemente do local onde você estiver, será possível acessar os dados de seus clientes e os processos. Basta ter um computador com o seu certificado digital instalado e uma conexão com a internet. Com essas poucas ferramentas você terá em suas mãos tudo o que precisa para trabalhar em processos sem ter que estar presencialmente no escritório.

Como o e-Jurídico funciona na prática?

O primeiro passo para entender como o e-Jurídico funciona na prática é entender o seu processo de emissão. Inicialmente, você deve entrar em contato com a Serasa Experian, a Autoridade Certificadora responsável por gerar o documento.

Em nosso portal, você escolhe o tipo de certificado digital para advogados que será emitido. Em seguida, basta nos enviar a documentação solicitada. Feito isso, o resto dos procedimentos fica por nossa conta. Depois de validar seus dados entraremos em contato para agendar a reunião para validação.

Entre 24 e 72 horas após esse procedimento o seu certificado digital estará pronto para ser usado. Assim, você pode executar todas as funções que mencionamos anteriormente.

Dessa forma, você deve instalar o dispositivo no computador que será utilizado. Quando finalizar a instalação sempre que for necessário o próprio sistema buscará os certificados digitais que estão naquela máquina. Dessa forma, basta digitar a sua senha que a operação será realizada.

Apesar de os certificados digitais terem uma arquitetura complexa que garante a proteção dos seus dados, o usuário final não tem nenhum tipo de complicação para utilizá-lo no dia a dia. Contudo, após instalar o seu e-Jurídico você deve ficar atento ao vencimento dele.

A Serasa Experian envia e-mails de notificação quanto ao vencimento do documento. Logo, também é importante ficar atento a essas mensagens para não ser pego de surpresa na hora de utilizar o seu e-Jurídico.

Como o e-Jurídico pode impactar na rotina do advogado?

Um dos principais impactos que você perceberá ao utilizar o e-Jurídico é na praticidade. Isso porque, diversos procedimentos poderão ser realizados dentro do próprio escritório. Ou seja, sem precisar se deslocar para fóruns e outras instituições. Esse benefício é especialmente interessante para quem atua em diversas cidades e estados.

Outro impacto significativo é a economia de recursos. Ao reduzir o deslocamento, você também diminui o custo com transportes, o que pode impactar significativamente nos custos do seu negócio, aumentando os ganhos.

Além disso, também ocorrerá uma diminuição significativa no uso de papel do seu escritório. Impactando positivamente na lucratividade.

Por fim, não há como mencionar o termo e-Jurídico e suas funcionalidades sem destacar a segurança que essa ferramenta pode proporcionar. Os certificados digitais têm um forte sistema de proteção de dados, utilizando tecnologia de ponta para garantir que eles sejam blindados, evitando desvios e o uso por pessoas mal-intencionadas.

Por fim, podemos concluir que o e-Jurídico é um certificado digital para advogados que você deve ter. Ele proporcionará segurança e confiabilidade em seus processos. Tornando o dia a dia do escritório mais simplificado. Assim, sobrará tempo para você se debruçar sobre o estudo dos casos de seus clientes e da legislação em si.

Gostou dessas informações? Quer agregar mais conhecimentos sobre esse assunto? Então, confira o outro post que preparamos para você. Nele, aprofundaremos um pouco mais nos benefícios que o certificado digital pode proporcionar aos advogados.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.