Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

A importância do Contador(a) na sociedade

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
2.8

Associados durante muito tempo à figura de burocratas cercados por toneladas de papeis, os contadores entram nesta terceira década do século XXI em um novo ambiente, cada vez mais moderno, ágil e automatizado. E seu papel é, mais do que nunca, fundamental às pessoas e à sociedade, em geral.

Para o cidadão comum, a face mais visível do trabalho dos profissionais de contabilidade é aquela que remete ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Especialmente neste período que antecede o final do prazo para a entrega das declarações. Estima-se que, até o dia 30 de junho — quando se encerra esse prazo — sejam entregues 32 milhões de declarações. Grande parte delas planejadas, preenchidas e enviadas com o apoio de contadores. Mas esse não é, nem de longe, o único papel desses profissionais.

Contadores são, hoje, figuras essenciais em funções que vão do planejamento tributário à abertura, encerramento e gestão fiscal e financeira, das grandes corporações (que contam com departamentos inteiros dedicados ao tema e assessorias de gigantes do setor) às pequenas e médias empresas. Essas últimas, por sua vez, trabalham, na maioria dos casos, com margens apertadas, necessitando de um bom planejamento das contas.

Profissionais de contabilidade precisam se manter atualizados

Fato é que os profissionais contábeis têm, cada vez mais, a função estratégica de consultoria e planejamento, deixando no passado a imagem ligada à burocracia e ao simples planejamento de documentos. Nesse cenário, devem se manter atualizados e informados em relação a questões econômicas, tributárias e administrativas, buscando fontes confiáveis.

Por fim, devem, ainda, acompanhar a evolução tecnológica, identificando oportunidades de ganho de eficiência e de melhoria de processos. Lançada no Brasil há quase duas décadas, mas com constantes aperfeiçoamentos e com um rol cada vez mais extenso de possibilidades, a Certificação Digital é uma poderosa aliada na construção desse profissional da Contabilidade do século XXI.

Por isso, a Serasa Experian criou um produto específico para este profissional, com preços especiais, o e-Contador. Para saber mais, acesse e-Contador.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.