Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Após quase um ano, atendimentos por teleconsulta crescem tanto na rede pública quanto na privada

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Atendimentos clínicos são feitos por meio de chamadas de videoconferência, telefone ou até mesmo por aplicativos de mensagens, com a utilização de aparelhos e tecnologia que já estão presentes nas casas de grande parte da população. Certificado Digital é utilizado nas receitas.

Com a sanção da lei que concedeu permissão provisória para a realização de teleconsultas, o SUS realizou 25 mil atendimentos remotos entre maio e dezembro.

Nas últimas semanas, os atendimentos por teleconsulta dispararam tanto na rede pública quanto na privada. No Ceará, somente entre janeiro e fevereiro deste ano, foram realizados 1.947 atendimentos. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) conta com seis unidades que fazem teleconsulta, com equipes multiprofissionais em diferentes especialidades. O atendimento, direcionado aos pacientes já assistidos nas unidades de saúde, pode ser feito via aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram.

Já a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), incluiu no cardápio de serviços para a população, a teleconsulta. Desde o ano passado, já foram oferecidos 2,6 mil atendimentos por esse sistema, que está sendo ampliado na cidade para facilitar o acesso e reduzir a circulação de pessoas nas UBSs.

No setor privado, os 15 grupos de operadoras que integram a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaude) realizaram 1,6 milhão de teleconsultas desde março do ano passado. Segundo a entidade, em 90% dos casos, a modalidade resolveu o problema dos pacientes.

No Grupo Fleury, que lançou o serviço de telemedicina em abril de 2020, por exemplo, foram realizadas quase 2,5 mil teleconsultas por dia na primeira semana de março. Esse volume, um recorde desde que o serviço começou a operar, é o dobro da média diária de fevereiro.

Como parte das medidas para desafogar hospitais e centros de saúde, o governo federal sancionou a Lei 13.909, de 15/4/2020. Ela autoriza a prática da chamada telemedicina para todas as áreas da saúde, de forma emergencial, enquanto durar a pandemia.

A lei também autorizou a emissão de atestados e receitas digitais, que devem ter a assinatura digital do médico, com certificados ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Essa é um grande benefício, pois permite que médicos, pacientes e farmacêuticos mantenham um relacionamento 100% online, com toda a segurança no envio de documentos.

A prescrição médica pode ser enviada em formato digital, por e-mail e até por aplicativo de mensagem ao paciente, que pode encaminhar o documento à farmácia escolhida para a compra do medicamento, e agendar a sua entrega em casa.

O Ministério da Saúde disponibilizou uma plataforma para emissão de documentos como certificados e recibos, Validador de Documentos Digitais, que é uma iniciativa do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) com apoio técnico do Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Medida provisória deverá ser debatida para se tornar definitiva

A telemedicina já era utilizada há alguns anos, porém, em pequena escala. Com a chegada da pandemia, há um ano, governos, empresas, planos de saúde e hospitais passaram a aumentar o atendimento online, com o objetivo de contribuir para o isolamento social, reduzindo as idas a prontos-socorros. A prática não é um substituto ao atendimento presencial, mas permite maior acessibilidade e escalabilidade do serviço de saúde.

De acordo com o texto da lei, o médico deverá informar ao paciente todas as limitações próprias do uso da telemedicina, já que não é possível a realização de exame físico durante a consulta.

Se o serviço de telemedicina for prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não deve ser cobrado do paciente. Nos casos dos planos de saúde ou consultas particulares, o paciente deve combinar com os prestadores como fará o pagamento.

A simplicidade e a agilidade dessa solução continuará sendo muito útil para as pessoas e, por isso mesmo, deverá se incorporar ao cotidiano, mesmo após o fim da pandemia. No próximo mês de abril, o Executivo e o Legislativo, juntamente com a Anvisa e o Conselho Federal de Medicina (CFM) iniciarão as discussões sobre uma regulamentação definitiva para o atendimento médico remoto.

As regras só entrarão em vigor quando acabar a crise de saúde provocada pela pandemia. Enquanto isso, a legislação que permite a telemedicina em caráter emergencial continua em vigor.

Serasa Experian e-Saúde

O certificado digital já era uma tecnologia utilizada no PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente, em hospitais e clínicas, para ajudar a otimizar o atendimento de pacientes. Agora, a nova resolução de telemedicina fará com que as empresas se adaptem para se conectar com os pacientes e médicos via internet de forma segura. Essa é uma outra oportunidade para a utilização do certificado digital.

A Serasa Experian Certificação Digital oferece todo o suporte para seus clientes, para ajudá-los com o uso do Certificado Digital. Obtenha mais informações sobre o e-Saúde.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.