Imagem do artigo

Aprenda a instalar um certificado digital do tipo A1

Avatar
Escrito por Comunicação
Nota dos leitores
para este artigo:
5.2

Quando você conclui a compra online de um Certificado Digital Serasa Experian, o primeiro passo é escolher uma data para a emissão do documento digital. Esse é o momento em que você faz a validação presencial e confirma sua identidade e os dados informados no momento da solicitação.
 
Mas, e depois, o que é preciso fazer para que o certificado digital esteja pronto para uso?
 
Bem, a próxima etapa após a emissão é a instalação do Certificado Digital Serasa Experian. Se você comprou um certificado do tipo A1 (sem mídia física e instalado diretamente em um computador), esse processo é muito simples. Confira o passo a passo que preparamos para você!

O primeiro passo é acessar a página de instalação do Certificado Digital Serasa Experian no computador em que o certificado A1 será instalado. Acesse certificadodigital.com.br e clique em Instalar.
 
Na tela da página de instalação, selecione o tipo de certificado que você deseja instalar. Neste caso, clique na opção A1 e selecione o sistema operacional de seu computador.
 
Importante: se você usa os sistemas operacionais MacOS ou Linux, será preciso instalar o seu certificado A1 em um computador com Windows, e depois fazer a exportação deste certificado, para importá-lo na máquina que roda MacOS/Linux.
 
Em seguida, você deve clicar no botão Download para baixar o Assistente do Certificado Digital. Você precisará instalar esse arquivo no computador e, ao final do processo, será necessário reiniciar o seu sistema operacional.
 
Após reiniciar, a sua tela inicial apresentará um ícone do Assistente do Certificado Digital. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Executar como administrador. Quando o programa abrir, selecione Instalar e, na sequência, rmazenamento no Computador A1.
 
É nessa tela que você deverá inserir o Número de Protocolo do seu certificado e a Senha de Emissão. Esses dados foram disponibilizados para você no momento da solicitação e da emissão presencial de seu Certificado Digital Serasa Experian. Depois de preencher os dois campos, clique em Prosseguir.
 
Se você inseriu os dados corretamente, o Assistente vai emitir o seu certificado digital com sucesso. E, então, será o momento de você testar o funcionamento do dispositivo. Clique em Teste seu certificado, aguarde a mensagem indicando que o teste foi realizado com sucesso, e clique em OK.
 
Após o teste, você verá uma tela com o Termo de Recebimento e Aceite, que significa que o seu certificado foi emitido respeitando todas as normas de segurança. Leia as informações com atenção e clique em Prosseguir.
 
Na próxima tela, será possível criar uma cópia de segurança do seu Certificado Digital Serasa Experian do tipo A1, instalado neste computador. Nós recomendamos que você faça a cópia de segurança para poder continuar usando o seu certificado mesmo em caso de troca de computador. É só selecionar Realizar backup agora e escolher uma senha para o backup.
 
Escolha o local para armazenar esse arquivo, salve e pronto! Lembre-se de salvar esse arquivo também em um pen drive ou HD externo, para que você preserve essas informações caso seu computador seja formatado ou apresente outro problema.
 
Na última tela do Assistente, você pode salvar ou imprimir o recibo do seu certificado para concluir o processo. Agora, é só aproveitar todas as facilidades que o Certificado Digital Serasa Experian oferece para você e para os seus negócios!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.