Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Brasil poupa 2 milhões de árvores com notas fiscais eletrônicas

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A nota fiscal eletrônica (NF-e) foi implementada no Brasil em 2006 e produziu uma transformação digital nas empresas, com ganhos sem precedentes para o meio ambiente. Desde que passou a vigorar, já foram emitidas 20,768 bilhões de notas fiscais eletrônicas, o que representa uma economia de mais de 83 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa, em média, era feita em quatro vias. A NF-e passou a existir graças ao certificado digital, que é imprescindível para sua emissão.
“Esse é sem dúvida um dos maiores benefícios que a certificação digital trouxe. Além desse lado sustentável, houve queda acentuada de fraudes na emissão, a arrecadação, por consequência, aumentou e as empresas não precisaram mais manter a guarda física de notas, ganhando espaço, reduzindo custos e ampliando a segurança dos sistemas”, comenta Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian. Um dado bastante curioso é que uma árvore padrão permite a produção de 20 resmas de papel, ou 10 mil folhas. Desde 2006, portanto, na média foram poupadas 2,076 milhões de árvores.
Segundo Balassiano, o Certificado Digital garante a autenticidade das informações e permite que se identifique de forma inquestionável as transações realizadas por meio dele, dando maior segurança e transparência aos processos”. No caso da NF-e, além da economia de papel, é preciso lembrar que havia as vias carbonadas que eram usadas para a emissão do documento. Ou seja, levando-se em conta também esse insumo, mais a água e eletricidade que são usadas no processo de produção de papel, a economia é muito maior.
De acordo com Balassiano, hoje também muitas empresas estão aproveitando outras aplicações que a certificação digital permite e eliminando o papel no dia a dia de suas atividades. “Essa é uma tendência. Temos vários cases nesse sentido, de empresas que passam a adotar, por exemplo, a assinatura digital e a realizar suas operações apenas no universo virtual, com toda a segurança e garantia quanto à validade jurídica, a partir da tecnologia do Certificado Digital e com a chancela de uma empresa com a reputação da Serasa Experian. Há os ganhos tangíveis e os intangíveis, relacionados à sustentabilidade e imagem da empresa na sociedade”.

Leia também:

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.