Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Brasil valida uso de certificação digital para comércio no Mercosul

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6

O uso de documentos digitais no comércio entre as nações do Mercosul e o Chile já está autorizado no Brasil. O Acordo de Complementação Econômica nº 35 entrou em vigor no último dia 2 de fevereiro, com a assinatura do presidente da República Michel Temer e posterior publicação no Diário Oficial.

A partir de agora, os documentos digitais passam a ser válidos para comércio entre os países do grupo.

Segundo o acordo, o Certificado de Origem Digital – COD e documentos vinculados terão a mesma validade jurídica dos certificados emitidos em papel. Os CODs deverão ser assinados digitalmente com certificados digitais como o e-CNPJ, da Serasa Experian, padronizados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Cada país assinará digitalmente o COD de acordo com suas legislações internas.

O protocolo foi firmado originalmente por Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai em março de 2016, através da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), e tem por missão substituir gradualmente os certificados emitidos até hoje em papel.

Estima-se que o prazo para obter certificados de origem da mercadoria seja reduzido de 24-72 horas (para documentos em papel) para 30 minutos (com certificação digital).

De acordo com o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), as assinaturas digitais poderão ser usadas em negociações 60 dias após o Chile e, pelo menos, mais um dos países envolvidos no acordo notifiquem suas incorporações à Secretaria-Geral da ALADI. Para os demais países, o documento entra em vigor 30 dias após a incorporação.

O que é o COD

Certificado de Origem Digital, ou COD, é a versão digital do Certificado de Origem, que atesta a procedência das mercadorias entre países que mantém acordos comerciais. Ele é usado para reduzir ou isentar impostos de importação e garantir o acesso preferencial de mercadorias.

O COD atende a rígidos padrões de segurança e é assinado digitalmente por exportadores e funcionários habilitados pela entidade emissora local.

Fonte: ITI / Segs

 

Leia também:

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.