Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Caiu na malha fina? Resolva com o seu Certificado Digital!

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Com o fim do processamento das declarações do exercício 2016 do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, a Receita Federal informou que 771.801 declarações permaneceram retidas na malha fiscal. O número corresponde a 2,61% do total de 29.542.894 declarações apresentadas neste ano.

Mas você sabe o que fazer se estiver nessa situação? Se tiver um Certificado Digital válido, o contribuinte pode consultar e corrigir as informações acessando o Extrato do Processamento da DIRPF, disponível na página da Receita na internet. Além do certificado, o serviço também pode ser acessado com código.

Ao acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) na página da Receita, o contribuinte faz a validação de seus dados com o certificado e consulta as inconsistências do processamento. Os principais motivos para retenção na chamada ‘malha fina’ neste exercício foram a omissão de rendimentos do titular ou dependentes (409.054 declarações) e as divergências sobre imposto retido na fonte (293.284), de acordo com a Receita.

Se sua declaração ficou retida, você deve encontrar orientações sobre como proceder na seção Pendências –há um link para checar detalhes sobre o motivo da retenção. Ao encontrar um erro na declaração que você apresentou anteriormente, é possível regularizar sua situação apresentando uma declaração retificadora.

O contribuinte também pode agendar data e local para entregar documentos comprobatórios, caso julgue que não existem erros na declaração apresentada. O agendamento irá antecipar a análise da declaração por parte da Receita Federal.

Para usufruir alguns serviços disponíveis no e-CAC com segurança é indicado o uso de um Certificado Digital (e-CPF para pessoas físicas ou e-CNPJ para pessoas jurídicas). A Serasa Experian oferece dois tipos de modelos: A1 (software instalado no computador) e A3 (cartão ou token).

Comprar e-CPF

Comprar e-CNPJ

Fonte: Receita Federal

 

Leia também:

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.