Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Carteira de Trabalho Digital: entenda como é possível contratar com menos burocracias

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.6

O uso de documentos físicos vem caindo radicalmente nos últimos anos. Um dos principais motivos para que isso aconteça é o surgimento de alguns elementos completamente online. Um exemplo interessante é a carteira de trabalho digital.

Ela veio para substituir os velhos livretos de cor azul em que eram feitas as diversas anotações relacionadas à relação de trabalho de uma pessoa. Assim, proporciona mais agilidade e praticidade nas ações executadas no dia a dia, trazendo benefícios para empregado e empregador.

Ficou curioso? Neste artigo, mostraremos todas as informações que você precisa saber sobre a carteira de trabalho digital. Continue lendo!

O que é e como funciona a carteira de trabalho digital?

A carteira digital de trabalho é um documento oficial que tem por objetivo substituir quase por completo a velha CTPS. Nesse sentido, ela será obrigatória para toda pessoa que executa algum tipo de atividade profissional e está devidamente registrada em uma empresa. Ou seja, todo empregado passará a utilizar esse documento digital.

O foco do Governo Federal é modernizar e facilitar o acesso à informação do trabalhador na sua vida de trabalho. O sistema existe desde o ano de 2017, mas nunca foi efetivamente aprimorado para ser disponibilizado à população. Foi apenas em setembro de 2019 que os trabalhadores tiveram acesso a ele.

A partir de então, a CTPS impressa passou a não ser mais obrigatória na maioria das contratações, sendo substituída pela carteira de trabalho digital. Ela não passa de um simples aplicativo que pode ser baixado em um smartphone e carrega todas as informações laborais de um trabalhador. Tudo mesmo! Desde o início da sua vida profissional.

Principais vantagens da carteira de trabalho digital

Essa novidade traz alguns benefícios muito interessantes. Veja quais são eles nos tópicos abaixo:

  • agilidade na anotação de vínculos de emprego, modificações e rescisões;
  • facilidade ao acesso a informações como qualificação civil e de contratos, graças à integração a diversos bancos de dados do Governo Federal;
  • facilidade na consulta de dados por parte do trabalhador;
  • maior aproveitamento das vagas que são disponibilizadas pela empresa — desse modo, diminuindo o tempo de atendimento dos interessados;
  • facilidade de pesquisa por parte do interessado devido às informações consolidadas em um único ambiente.
Como emitir a versão eletrônica da sua CTPS?

Para emitir a versão eletrônica da sua carteira de trabalho é só seguir alguns passos. Inicialmente, você deve fazer o download do app em sua loja de aplicativos. Ao abrir essa opção, você pode digitar o termo “Carteira de Trabalho Digital”. Aparecerá um app com o brasão do nosso país. Esse é o que você deve baixar.

Após baixar e instalar em seu smartphone, basta abrir e fazer o procedimento de login por meio do Gov.com. Esse é o sistema unificado e a base de dados que acessará suas informações trabalhistas e as apresentará no aplicativo.

Se você ainda não possuir acesso ao sistema Gov. com precisará fazê-lo. Nesse caso, existem duas opções. A primeira é abrindo o site e seguindo os passos recomendados em cada etapa. A outra forma de se cadastrar é utilizando um certificado digital. Discorreremos melhor sobre esse assunto no próximo tópico.

Feito o cadastro, basta retornar ao aplicativo e digitar suas credenciais. Pronto, você terá acesso a todas as funcionalidades da carteira de trabalho digital.

Como o Certificado Digital pode ser útil nesse processo?

O uso do certificado digital não será feito diretamente pelo aplicativo, mas, sim, no momento do cadastramento no sistema Gov.com. Com essa ferramenta é possível logar nesse gigantesco banco de dados instantaneamente. Logo, o processo se torna mais ágil e, principalmente, mais seguro.

Afinal, o certificado digital é um recurso que garante a proteção e a inviolabilidade dos seus dados. Nesse sentido, ao realizar esse cadastro utilizando essa ferramenta você evita eventuais desvios ou vazamentos de dados que ocorrem diariamente com milhões de pessoas no Brasil.

Quais os benefícios que o Dertificado Digital pode proporcionar?

Além de facilitar o acesso à versão virtual da CTPS, o certificado digital proporciona algumas vantagens muito valiosas para o usuário. Entre elas, podemos destacar as seguintes:

  • Segurança

Muitos usuários ficam receosos com a possibilidade de ter suas informações sigilosas expostas a pessoas não autorizadas. Quem já vivenciou isso, então, geralmente entra em pânico só de lembrar que pode novamente ter seus dados vazados para um ambiente chamado Dark Web — o lado negro da internet.

Infelizmente, não é possível garantir que isso jamais ocorrerá, mas há maneiras e recursos para evitar. Ao utilizar um certificado digital para se cadastrar em sistemas como esse da CTPS virtual, você cria uma blindagem e proteção aos seus dados, o que dificulta consideravelmente a ação de criminosos.

  • Praticidade

Outro benefício interessante é a praticidade. Alguns modelos de certificado digital como o A3 podem ser transportados para onde você quiser. Assim, se precisar assinar um documento digitalmente basta conectar os periféricos em um computador para ter acesso à sua ferramenta da forma que necessitar.

Além disso, o certificado digital facilita muito o acesso a várias outras plataformas do Governo Federal — o e-CAC, por exemplo. Inclusive, as empresas só conseguem acessá-lo por meio desse recurso.

  • Cumprimento a exigências legais

Por fim, o certificado digital também é uma ferramenta que atende às exigências existentes em alguns processos que demandam assinatura virtual — além de ser o instrumento que faz a validação e transmissão de dados de uma empresa para os órgãos de tributação.

Sem ele, é impossível fazer o envio de algumas obrigações acessórias, como o SPED Fiscal, Contribuições, Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Por fim, nós podemos concluir que a carteira de trabalho digital integra as principais inovações que vêm surgindo em nosso país. Desse modo, o uso de um certificado digital aliado a essa tecnologia proporciona mais agilidade, praticidade e, principalmente, segurança ao utilizar esse tipo de ferramenta online.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal continuar aprendendo um pouco mais sobre o assunto? Para tanto, confira o artigo que preparamos e conheça os modelos de certificados digitais e suas principais diferenças!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.