Imagem do artigo

Certificado digital amplia validade do novo passaporte para 10 anos

Avatar
Escrito por Comunicação
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Novo modelo conta com chip, holografia e biometria para garantir segurança e autenticidade do portador
 
O novo passaporte brasileiro foi reformulado para se adequar às normas internacionais de segurança e está em vigor desde meados de 2015. Aos poucos, começa a ser emitido aos cidadãos, que passam a contar com um documento com validade aumentada de cinco para dez anos, graças aos novos itens que garantem a autenticidade do portador. Um deles é a certificação digital.
 
A chave ICP Brasil é utilizada para autenticação das informações do chip presente no documento, o que permite a confirmação pelos agentes de imigração de que as informações gravadas foram feitas pela autoridade governamental devidamente habilitada, no caso, a Polícia Federal do país. O novo modelo conta ainda com holografia na contracapa e biometria.
 
“As multas imputadas a brasileiros que ficam tempo além do permitido em outros países também são registradas com certificado digital no novo passaporte, permitindo identificar o servidor que arrolou as informações”, explica o superintendente de Relacionamento com Clientes do Serviço de Processamento de Dados (Serpro), Wilton Mota.
 
“O novo documento vai ao encontro das diretrizes internacionais do Instituto de Aviação Civil (ICAO), entidade que estabelece regras para o transporte de passageiros em todo o mundo. Com o uso da chave ICP Brasil, o passaporte brasileiro passa a figurar entre os mais seguros do planeta”, completa Claudia Tazitu, Gerente Executiva de Certificação Digital da Serasa Experian.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.