Imagem do artigo

Certificado Digital traz praticidade e segurança ao meio jurídico

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
7.3

Advogados podem fazer peticionamento, acompanhar a evolução de casos e fazer assinaturas em cartórios de qualquer parte do País, com total valor e autenticidade  

Já faz alguns anos que profissionais da advocacia têm apostado em recursos tecnológicos para facilitar e agilizar o trabalho diário, sem perder a segurança dos procedimentos. A Certificação Digital, portanto, é um recurso cada vez mais ativo nos escritórios. Que possibilita o acesso a documentos e o acompanhamento de processos, entre muitas outras atividades. Tudo sem a necessidade de deslocamentos físicos até os tribunais, por exemplo.

É isso que a advogada paulistana Viviane da Silva Oliveira afirma. Para ela, que já faz uso do Certificado Digital bem antes do isolamento social, já é quase impossível imaginar seu dia a dia no trabalho sem a possibilidade de resolver burocracias de maneira digital.

Antes, para fazer uma consulta ou peticionamento, ela teria de ir até o cartório e gastar um dia inteiro com diligências. “Isso quando o cartório estava aqui em São Paulo. No caso de estar em outra cidade ou Estado, é muito mais difícil e envolve muitos outros procedimentos. Por meios digitais, você tem acesso a todos os cartórios do Brasil. O que traz uma dinâmica e uma independência muito maiores para o escritório e para o próprio advogado”, conta.

O uso de Certificação Digital em escritórios de advocacia

No escritório em que ela trabalha atualmente, o Corrêa Ongaro Sano Advogados Associados, todos os cerca de 10 profissionais em exercício fazem o uso da Certificação Digital no modelo token para pessoa física, com a diferença apenas no tempo de validade entre os Certificados. Viviane diz que é inegável uma melhoria no cotidiano de trabalho já que, além de tudo ser feito com mais velocidade, há também um controle maior sobre o que e como está sendo peticionado  — permitindo que o profissional se organize melhor.

A questão da segurança também é muito importante para a área jurídica. “O fato de ter uma chave criptográfica garantindo a legalidade do certificado, garantindo o uso desse certificado, é muito importante”, comenta. Por essa razão, Viviane acredita que os certificados digitais vieram para ficar, já que cada vez que mais profissionais fazem o uso e reconhecem os benefícios.

Ainda não possui um Certificado Digital?

Por fim, a Serasa Experian oferece aos advogados o “e-Jurídico”. O Certificado Digital exclusivo para advogados, que pode ser instalado na própria carteira da OAB ou adquirido no formato de token.

Para mais informações, acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/ejuridico/.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.