Imagem do artigo

Certificado Digital tipo e-CNPJ oferece diversos benefícios para empresas; conheça os 5 principais

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8

Em um mundo cada vez mais digital, a certificação é um passo essencial para se adaptar às novidades do mercado, com garantia de segurança e confiabilidade

A transformação digital já é uma realidade nas mais diversas áreas da nossa vida, tanto para pessoas quanto para empresas. Com o avanço da tecnologia, procedimentos que antes exigiam muito tempo, dinheiro e geravam impacto ambiental estão se tornando cada vez mais ágeis e eficientes, com custo reduzido e causando menores impactos ao meio ambiente.

Para pessoas jurídicas, empresas e microempreendedores individuais, uma das ferramentas tecnológicas que mais traz benefícios para o dia a dia é o Certificado Digital tipo e-CNPJ.

Ele nada mais é do que a versão eletrônica do documento, que garante a autenticidade e a integridade das transações de pessoas jurídicas em meios eletrônicos. Além disso, possibilita a assinatura digital de documentos, a transmissão de dados virtualmente, a realização de operações pela internet como Pessoa Jurídica via acesso a plataformas governamentais, além de permitir atender os compromissos fiscais de forma virtual.

Ele permite, por exemplo, acessar diversos serviços da Receita Federal, como o e-CAC (centro virtual de atendimento ao contribuinte) e a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), entre outros.

A seguir, descubra os 5 principais benefícios oferecidos pelo serviço!

  1.  Praticidade e conveniência – Quando uma empresa precisa assinar um contrato com um fornecedor, por exemplo, da maneira tradicional é necessário realizar uma série de procedimentos, como imprimir o documento, assinar todas as vias, rubricar todas as páginas, deslocar-se até um cartório para reconhecer firma das assinaturas e, depois de tudo isso, armazenar o documento na empresa. Com o Certificado Digital, é possível cumprir todas as etapas do mesmo processo sem precisar sair do escritório, e o armazenamento não ocupa espaço porque está tudo dentro do HD do computador da empresa
  2. Economia de tempo – As empresas têm que cumprir uma série de obrigações e compromissos com o governo. Muitas vezes, esses procedimentos tomam muito tempo dos funcionários, que precisam se deslocar até os órgãos públicos. Com o e-CNPJ, é possível fazer o login nas plataformas governamentais e atender aos compromissos fiscais, assinar e enviar documentos, sem precisar sair do escritório.
  3. Maior segurança na transmissão de dados virtualmente – O uso do e-CNPJ confere validade jurídica aos documentos eletrônicos. No caso de uma assinatura digital, por ser mais difícil fraudá-la do que uma assinatura em documento físico, a segurança é ainda maior para ambas as partes envolvidas. Além disso, com o Certificado Digital, os empregadores podem comunicar ao governo uma série de informações pessoais e reservadas relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. Tudo isso com a segurança garantida.
  4. Redução de gastos – Como o Certificado Digital tipo e-CNPJ oferece a praticidade de poder assinar documentos e enviar documentos de maneira digital, não é preciso mais pagar as taxas de cartório para abrir firma e reconhecer assinaturas, além dos custos de deslocamento.
  5. Impactos ambientais reduzidos – Por eliminar a necessidade de impressão de documentos, bem como reduzir o deslocamento de profissionais da empresa, o Certificado Digital colabora com a proteção ao meio ambiente.Além de todos esses motivos, com o avanço da pandemia de Covid-19, muitos serviços tiveram os horários reduzidos ou simplesmente pararam de funcionar por tempo indeterminado. Nesses casos, a utilização de um Certificado Digital passa a ser até mesmo obrigatória.Há outros diversos usos em áreas como a da saúde, da informação e da comunicação.  O portal Aqui tem CD – uso empresarial, construído pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI em parceria com o Governo Federal, oferece uma lista que permite encontrar serviços, aplicações, sistemas e processos que aceitam o uso do Certificado Digital no padrão da ICP- Brasil, permitindo que você digitalize a rotina da sua empresa e torne o cotidiano dos colaboradores muito mais prático e eficiente.A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. É possível escolher entre os mais diversos tipos, como Software (A1) e Token ou cartão (A3), e também usos, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), e outros que oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional.Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.