Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Saiba como testar o Certificado Digital Serasa

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
2.5

Você sabe como testar o certificado digital? Esse é um documento que serve para identificar o titular, funcionando como uma espécie de assinatura ou identificação eletrônica. Com ele, é possível assinar documentos, acessar áreas restritas, enviar declarações e demonstrativos ao governo, entre outras atribuições.

Tudo isso, com o máximo de segurança e proteção nos seus dados. Mas, para obter todos esses benefícios, é fundamental que o certificado digital esteja funcionando corretamente. Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos como você pode testar o certificado digital Serasa Experian, além de apresentar os principais benefícios desse processo. Continue lendo!

A importância de fazer testes em seu certificado digital

Os testes do certificado digital devem ser feitos para garantir que sua ferramenta esteja funcionando perfeitamente. Pense na seguinte situação: imagine que você ficou dias para fechar uma negociação e, justamente na hora de fazer a assinatura, o documento, simplesmente, não funciona.

Isso não é raro de acontecer. Afinal, algumas pessoas fazem o uso pontual dessa ferramenta apenas para assinar um documento, enviar demonstrativos e declarações etc. Ou seja, é comum que o uso não ocorra o tempo inteiro, fazendo com que você se esqueça de verificar se o certificado digital está funcionando corretamente.

Fazer o teste do certificado digital pode proporcionar benefícios interessantes para o profissional da contabilidade. Entre eles:

  • evita perder prazo de envio de declarações e demonstrativos;
  • facilita o acesso a portais restritos que dependem do certificado digital;
  • possibilita assinar documentos digitalmente;
  • evita dificuldades para emissão de documentos fiscais;
  • confere o prazo de validade (e vê se já está na hora de renovar ou não).
A verificação da validade do seu certificado digital

Agora, mostraremos algumas alternativas para testar o seu certificado digital. Uma delas é solicitar à Autoridade Certificadora o teste do seu certificado digital. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o suporte para que eles realizem o procedimento.

Essa alternativa é interessante para aquelas pessoas que não têm tempo para fazer outros tipos de testes, bem como os que não conhecem outras opções para realizar o processo.

Contudo, se você desejar realizar o teste sozinho é muito simples. Inicialmente, você pode acessar alguma página que acionará o seu certificado digital. Sendo assim, quando se trata de um documento no formato A3, é indispensável conectar os periféricos no computador.

Feito isso, basta, por exemplo, acessar o portal e-CAC e clicar na opção de login com o certificado digital. Se ele estiver funcionando, o sistema identificará o documento e abrirá a janela em que será demonstrado o seu certificado digital. Quando isso acontecer, você deve clicar sobre ele e digitar a chave de segurança.

A seguir, você será redirecionado ao portal e-CAC. Assim, na parte superior da página, devem constar informações do titular do certificado digital. Se esse procedimento ocorrer sem nenhuma intercorrência é um sinal de que o documento está funcionando perfeitamente e você não terá dificuldades para utilizá-lo em outras tarefas.

Entre os pontos mais importantes a serem verificados quanto ao funcionamento do certificado digital, está a análise da validade. Um dos principais motivos que faz o documento parar de funcionar é sua expiração. Para evitar que isso ocorra, existem alguns passos muito simples a seguir. Veja quais são:

  • primeiro, conecte o certificado no seu computador, caso seja o modelo A3. Em se tratando do A1, ele já deve estar instalado na máquina;
  • em seguida, abra o navegador Google Chrome e clique no ícone que tem 3 pontos no canto superior direito da página. Logo depois, clique em “Configurações”;
  • após isso, é preciso clicar em “Privacidade e Segurança” e, depois, “Segurança”;
  • enfim, clique em Gerenciar Certificado. Ao fazer isso, abrirá uma janela com os documentos instalados.

Além disso, você também pode realizar esses testes por meio do próprio sistema do Serasa Experian. Ao fazer isso, você saberá se o seu certificado está válido, bem como o prazo de expiração. Nesse caso, é possível se programar para realizar a renovação do documento.

O ideal é que esse processo seja acompanhado por meio de anotações simples ou, até mesmo, lembrete em calendários digitais existentes em smartphones e computadores. Assim, você não corre o risco de esquecer a data de vencimento e ficar sem o seu certificado digital.

Além disso, algumas Autoridades Certificadoras, como é o caso da Serasa Experian enviam alerta de e-mails para lembrar o titular que o seu certificado digital está próximo de vencer.

Além disso, é importante lembrar que o ideal é fazer a renovação alguns dias antes de o documento vencer. Deixar para a última hora pode fazer com que você tenha dificuldades para emitir o documento rapidamente, o que impossibilitará a escolha de uma Autoridade Certificadora mais adequada ao seu negócio.

A escolha do melhor certificado digital

Agora, nós mostraremos como você pode escolher o melhor certificado digital para utilizar no seu dia a dia. O primeiro elemento que você deve avaliar é o processo de emissão do documento. Atualmente, não há mais como perder tempo dirigindo-se até a sede da Autoridade Certificadora para realizar o procedimento.

Nesse caso, é importante contar com uma instituição que faça a emissão de forma totalmente online, sem que você tenha que sair do seu escritório. A transmissão dos dados, bem como a validação das informações e da identidade do titular, é feita por meio de videoconferência, quando o modelo do certificado digital for o A1.

Além de observar esse detalhe também é importante verificar como funciona o processo de renovação do seu certificado digital. É interessante analisar se ele é tão simples quanto o de emissão do documento. Outro ponto que você deve conferir é o tipo de suporte e assistência que a Autoridade Certificadora fornece ao titular.

Também é importante analisar se a instituição já tem credibilidade no mercado. Por exemplo, a Serasa Experian é a pioneira nesse processo de emissão de certificado digital. Logo, possui todo know how para auxiliar em todo processo de geração do seu documento, desde o momento em que ele é solicitado até o momento de utilizar a ferramenta em suas atribuições diárias.

Por fim, podemos concluir que saber como testar o Certificado Digital Serasa é fundamental para garantir o seu perfeito funcionamento. Ao fazer isso, você evitará ser pego de surpresa no momento de utilizar o seu documento, garantindo que ele proporcione todos os benefícios e segurança em suas transações.

Gostou das dicas deste artigo? Então, entre em contato conosco e veja como adquirir o seu certificado digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.