Imagem do artigo

Tendências da contabilidade para acompanhar em 2022

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9.6

Todo profissional ou empresa que queira se posicionar no mercado precisa se atualizar constantemente. Na área contábil, isso não é diferente, embora muitos ainda a encarem como um ramo do conhecimento cercado de tradição. No entanto, as tendências da contabilidade contrariam essa visão das coisas e mostram como esse segmento pode progredir ao aderir à tecnologia como aliada.

Nesse sentido, a automação dos processos está em alta e muitas empresas já terceirizam seus trabalhos contábeis. Isso tudo faz parte das estratégias que podem melhorar muito a rotina dos escritórios de contabilidade. Neste post, falaremos sobre 5 tendências da contabilidade para você adotar em 2022. Fique com a gente e confira!

1. Automação de processos

A automação de processos é uma tendência cada vez mais forte e presente na rotina de qualquer área de atuação profissional. Na contabilidade, essa ferramenta pode ser especialmente útil para economizar tempo e, com isso, favorecer um relacionamento mais próximo com os clientes.

Apesar de parecerem uma espécie de ameaça, os softwares de automação contábil são grandes auxiliares dos profissionais desse ramo. Por isso, seu funcionamento é simples e está eliminando a rotina de entradas de dados manuais nos escritórios. É importante considerar, portanto, que a automatização na contabilidade é algo extremamente vantajoso para os contadores e os empresários.

Ainda existe uma crença um pouco velada de que um software de gestão pode substituir pessoas. Isso não é verdade, então, nenhum contador precisa alimentar esse receio. A automação só tem a somar e ajudar a aproveitar melhor o tempo para que o profissional aplique seu conhecimento de forma mais efetiva e construa uma relação mais robusta com os clientes.

O aumento da produtividade, portanto, é um dos efeitos mais benéficos do uso da tecnologia. É a oportunidade de manter o foco no que realmente importa.

2. Consultoria personalizada

As facilidades do universo tecnológico, com suas simplificações automatizadas, em um primeiro momento, podem causar certa tensão entre clientes e contadores. Mas não para um profissional flexível e bem-preparado, que tenderá a transformar essas inovações em grandes aliados no dia a dia de trabalho.

Com a automação atuando nas tarefas técnicas, incluindo acesso a dados dos clientes em tempo real, será possível dar mais atenção às suas necessidades, oferecendo soluções personalizadas. Assim, a consultoria passa a ser uma oportunidade mais lucrativa no mundo contábil, além de proporcionar mais proximidade com os clientes. Assim, fica mais fácil estabelecer uma relação de satisfação e confiança.

3. Integração Contábil

Hoje em dia, gastar horas a fio digitando todas as informações dos documentos dos clientes, fazendo o fechamento contábil manualmente e outras tarefas demoradas já não faz sentido para um contador moderno. Se o seu escritório ainda trabalha dessa forma, um tempo valioso está sendo mal aproveitado.

Nos dias atuais, toda e qualquer tarefa de contabilidade pode e deve ser realizada por meio de integração contábil. O mercado oferece variados programas de contabilidade que facilitam o controle e a gestão de documentos, e é fundamental para que as empresas contábeis se mantenham competitivas no mercado. O investimento em tecnologia é uma necessidade para quem deseja evoluir na área de contabilidade.

4. Pagamento com PIX

Com a chegada do PIX, pagar nunca foi tão fácil. Esse é um sinal definitivo de o quanto os métodos de pagamento têm se aperfeiçoado e se tornado cada dia mais rápidos e eficientes. Eles permitem transações financeiras em tempo real, algo sonhado há tempos por muitas empresas que precisam driblar a demora e implementar mais agilidade em suas rotinas.

No Brasil, o Banco Central criou o PIX, a ferramenta que promete substituir o DOC e a TED. Com ele, você transfere valores, facilitando as transações e estimulando a economia. Suas principais vantagens são:

  • acessibilidade, pela facilidade de uso, além de gratuito para pessoas físicas;
  • rapidez, com o recebimento do dinheiro instantaneamente;
  • praticidade, já que fica disponível 24 horas por dia.
5. Presença digital

Estamos falando sobre tendências, no entanto, quando o assunto é presença digital, talvez devêssemos entender isso como uma necessidade para garantir a sobrevivência dos empreendimentos.

No universo contábil, esse entendimento se encaixa perfeitamente e as possibilidades de dar visibilidade para o seu escritório são bem diversificadas, conforme falaremos a seguir.

  • Sites

A empresa contábil que não mantém um site na web, nem um perfil nas redes sociais mais conhecidas provavelmente está perdendo muitas oportunidades de atrair uma quantidade significativa de clientes. Considerando a forma como as relações negociais vêm se construindo e se sustentando, a presença digital é uma maneira de comprovar a existência do seu negócio. Isso sem falar na facilidade de fazer contato com um número maior de pessoas e outras empresas, de forma escalável.

Entretanto, ao decidir ter um site, é fundamental atentar para algumas características indispensáveis para que sua empresa seja notada e os visitantes gostem de acessá-lo. Alguns desses aspectos são:

  • responsividade (adaptação para boa visualização em celulares);
  • estar em dia com os protocolos de segurança;
  • boa navegabilidade, informativo e design de qualidade;
  • um blog associado ao site;
  • oferecer as principais ferramentas de um site contábil competente.

Lembre-se de que um site bem construído e devidamente otimizado terá um bom ranqueamento do Google, por isso, mantenha em dia as principais técnicas de SEO.

  • Redes Sociais

Já quando se trata de redes sociais, o ideal é pesquisar aquelas que mais se alinham com cada tipo de negócio. No entanto, o popular Facebook e o Instagram são sempre apostas infalíveis para conseguir audiência de todo tipo de público.

No Facebook, por exemplo, a sua empresa contábil pode manter um perfil oficial com a finalidade de se comunicar oferecendo postagens informativas aos clientes e visitantes, além de anúncios e promoções. Dependendo do porte da empresa, o Facebook disponibiliza, ainda, a opção de montar um grupo com intuito de criar proximidade com marcas e pessoas.

Quanto ao Instagram, é seguro dizer que a plataforma já se transformou em uma das maiores redes sociais do planeta, com um engajamento maior que o Facebook. Seu forte é as postagens de vídeos e fotos, que funcionam muito bem para estratégias de marketing com foco no uso de promoções e hashtags.

Viu como as ferramentas digitais podem mudar os rumos de uma empresa? As tendências de contabilidade digital só têm a melhorar o desempenho dos trabalhos contábeis, com muito mais tecnologia e agilidade, começando com a Certificação Digital, que otimiza ainda mais qualquer processo de trabalho.

Para saber mais sobre Certificação Digital e outras ferramentas tecnológicas inovadoras, acesse nosso conteúdo e renove o seu negócio hoje mesmo!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.