Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Por que fazer backup de certificado digital A1?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5
Como fazer backup de certificado digital A1 e por que é importante?

Se você tem um certificado digital A1 – que é instalado e armazenado diretamente em um computador – é aconselhado realizar uma cópia de segurança para que o arquivo possa ser recuperado em casos de perda de dados, formatação do computador ou furto da máquina que armazena o certificado. No caso da exclusão do arquivo, se não houver backup, você precisará adquirir um novo certificado digital, pagando novamente por ele, pois a certificadora não pode possuir cópia do seu certificado. Então, veja como fazer o backup de certificado digital A1 Serasa.

Como fazer backup de certificado digital A1

O passo a passo a seguir só funciona se for realizado em uma máquina que já possua o certificado digital A1 instalado. Se você formatou essa máquina e não possui o backup de segurança salvo, não será possível recuperar o seu certificado digital.

Para fazer o backup do certificado digital A1, você deve fazer o seguinte:

  1. Acesse o navegador Google Chrome em sua máquina que está com o certificado digital modelo A1 já instalado;
  2. No canto superior direito, clique nos três pontos e em seguida em “Configurações”;
  3. No campo de pesquisa, digite “certificado”;
  4. Clique em “Segurança”;
  5. Role a página até o final e então clique em “Gerenciar certificados”;
  6. Selecione na lista o certificado que deseja realizar o backup;
  7. Clique em “Exportar…”;
  8. Clique em “Avançar”;
  9. Marque a caixa “Sim, exportar a chave privada”;
  10. Clique em “Avançar”;
  11. Na tela seguinte, marque o item “Troca de informações pessoais – PKCS nº 12 (.PFX,.P12)” e selecione as seguintes opções:
  • “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e
  • “Exportar todas as propriedades estendidas”.

Em seguida, clique em “Avançar”;

  1. Marque a caixa “Senha” e defina uma senha para o arquivo de backup (Atenção: Essa senha será utilizada na instalação do certificado digital a partir do arquivo). Após digitar e confirmar a senha, clique novamente em “Avançar”;
  2. Na tela seguinte, clique em “Procurar…” para escolher um local onde o backup do certificado será salvo;
  3. Digite um nome para o arquivo de backup. Em seguida, clique em “Salvar”.
  4. De volta à tela com o campo “nome do arquivo” preenchido, clique em “Avançar”.
  5. Finalizando o processo de exportação, clique em “Concluir”.

Pronto! O seu backup do certificado digital foi gerado e o arquivo está salvo no local que você escolheu. Agora basta enviar esse arquivo que foi gerado por e-mail, programas de armazenamento em nuvem ou transferir para a máquina na qual será instalado o certificado digital A1. Na nova máquina, basta executar o arquivo seguindo as instruções do instalador.

A importância de fazer backup dos seus documentos

Mesmo os computadores mais modernos ainda podem sofrer falhas, parar de funcionar de repente ou serem contaminados com vírus capazes de corromper os dados. De maneira acidental, você também pode acabar excluindo algum arquivo importante.

Por isso, é fundamental fazer backups regularmente, tanto dos arquivos profissionais quanto dos pessoais (documentos de computador, fotos do celular, entre outros). O termo corresponde à criação e armazenamento de cópias de arquivos digitais, de modo que seja possível realizar sua restauração em caso de perda dos arquivos originais.

Os backups podem ser armazenados, por exemplo, em HDs externos, pendrives ou servidores online, também chamados de “nuvem”. Esse último é especialmente vantajoso, veja o porquê:

  • Acessibilidade – no backup em nuvem, o acesso aos dados pode ser realizado de qualquer lugar e a qualquer hora, sendo necessário apenas um equipamento eletrônico e acesso à internet.
  • Segurança – exigem login e senha, de modo que apenas as pessoas autorizadas podem ter acesso às informações.
  • Automatização – dependendo do sistema de backup utilizado, os dados podem ser armazenados de forma automática. Ou seja, os arquivos existentes nas máquinas geram uma cópia automaticamente na nuvem, garantindo segurança para as suas informações.

Conteúdos relacionados no site da Serasa Experian

O que é certificado digital e para que serve?

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.