Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Cibergolpes cresceram 400% em 2020 e devem aumentar em 2021, mostra estudo de empresa especializada

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.3

Certificado Digital é ferramenta eficaz contra phishing e malwares

O número de ameaças cibernéticas aumentou 394% em 2020 em relação ao ano passado, de acordo com um levantamento da empresa Apura Cybersecurity, especialista em segurança cibernética. Foram registrados 272,5 milhões de eventos do tipo entre janeiro e novembro de 2020.

Os eventos vão desde mensagens em fóruns a imagens que podem gerar uma ameaça na internet. Segundo o estudo, a maior parte das ameaças (45%) foi verificada nos “feeds de domínio”, ou seja, nos sistemas que analisam domínios, URLs, IPs em busca de ameaças como phishing.

Em seguida, vêm os aplicativos de mensagens (24,9%), as redes sociais (13%) e os fóruns de discussão (1,3%). Entre os clientes da empresa, as ocorrências fraudulentas mais frequentes são a criação de perfis falsos (28%) e a manipulação de dados bancários (19%) e de cartões (15%). Os phishings — tentativas de ludibriar o usuário a entregar alguma informação pessoal — também têm participação significativa: 14%.

Embora responda por 2,1% das ocorrências fraudulentas, o vazamento de dados é considerado uma violação grave porque coloca em risco informações pessoais dos usuários. O relatório da Apura contabilizou mais de 958 mil CPFs, 592 mil cartões internacionais, 262 mil cartões nacionais e 220 milhões de credenciais de acesso coletados pelo BTTng.

O levantamento da Apura também traz uma análise especial sobre as ocorrências em redes sociais, inclusive. Nesses ambientes, foram em torno de 35 milhões de eventos registrados. A absoluta maioria (78%) foi verificada no Twitter. Instagram (10%), Facebook (9,8%) e LinkedIn (2,6%) foram as outras redes com eventos identificados.

Projeções para 2021

Em suas projeções para 2021, o levantamento indica que é preciso se preparar para outro ano repleto de ameaças cibernéticas. O cenário de pandemia, que impõe home office e acesso remoto a sistemas, tornando-os, assim, mais vulneráveis, continua preocupando.

Além disso, os cibercriminosos estão mais capitalizados e, portanto, com maior poder financeiro para investir em ataques. O advento do 5G, por sua vez, deve ampliar o consumo de dispositivos da “internet das coisas”, abrindo uma nova seara para ameaças.

Especificamente no Brasil, o início das operações do Pix requer atenção. Embora tenha se mostrado seguro até o momento, é um possível alvo de ataques, uma vez que deve substituir outras formas de pagamento.

Prevenção contra ataques

A utilização de Certificado Digitais é eficaz contra o phishing e malwares, pois e-mails (e documentos) assinados digitalmente confirmam a autenticidade de quem enviou. É útil para empresas com muitos funcionários remotos e mesmo fornecedores, o que acarreta grande tráfego de documentos por e-mail.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Basta escolher entre os mais diversos tipos, como Software (A1) e Token ou cartão (A3), e também usos, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), e outros que oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.