Imagem do artigo

Renda Extra: 6 dicas para ganhar mais dinheiro

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Ter uma renda extra e alternativas para ganhar mais dinheiro é a busca de muitas pessoas. Afinal, nem sempre o salário proveniente de uma relação de trabalho é suficiente para satisfazer todas as necessidades de uma pessoa ou da sua família.

Por esse motivo, muitos buscam alternativas que podem ser executadas em momentos fora da sua atividade principal, seja como empreendedor ou empregado. Pensando nisso, produzimos um conteúdo voltado para essa questão.

Nele, mostraremos 8 dicas fundamentais para que você possa constituir uma renda extra para incrementar seu salário. Continue lendo!

1. Venda de cursos e treinamentos na internet

O consumo de cursos e treinamentos na internet é algo que vem crescendo muito nos anos. A maioria dos conteúdos vendidos são chamados “Livres”. Ou seja, não dependem de registro e liberação do Ministério da Educação (MEC) para serem comercializados.

Alguns exemplos desses “cursos livres” vendidos na internet são aulas de música, serviços gerais, aprendizado sobre mercado financeiro etc. O que chama atenção nessa modalidade é que existem diversas ramificações dentro dessa oportunidade. Basicamente, você tem a possibilidade de produzir e vender — utilizando as plataformas exclusivas para essa finalidade. Ainda, temos o chamado mercado de afiliados. Mostraremos detalhadamente sobre o funcionamento de cada um deles nos próximos trechos.

1.1. Vender cursos e treinamentos próprios

Uma das alternativas é produzir cursos e treinamentos próprios para vender nas plataformas digitais. Pessoas que têm aptidões ou habilidades específicas podem empacotar esse conhecimento em forma de videoaulas ou e-books para comercializar na internet.

Todo trabalho de hospedagem dos vídeos e gestão de pagamentos pode ser feito por uma das diversas plataformas online que oferecem esse serviço. Ele é executado mediante o pagamento de uma taxa correspondente a um percentual sobre cada venda realizada.

A grande vantagem dessa modalidade é que não existem limites territoriais entre você e seus eventuais consumidores. Como o curso ocorre em plataformas online, pessoas de todo lugar do Brasil e do mundo podem ter acesso aos seus treinamentos. Assim, o público a ser atingido com esses elementos é realmente muito amplo, o que gera grandes oportunidades de vendas.

Inclusive, em muitos casos, as pessoas iniciam nesse segmento de mercado para ter uma renda extra. Porém, como ele cresce vertiginosamente — mais de 200% em 2020é muito comum que esses indivíduos abandonem suas atividades anteriores para se dedicar apenas a esse segmento.

Isso porque é um mercado que movimenta milhões de reais todos os anos. Se você for capaz de abranger apenas uma pequena parte desse montante, certamente terá uma excelente renda que pode vir a ser a principal.

1.2. Comercializar cursos e treinamentos online de outras pessoas

Apesar de a venda de cursos e treinamentos online ser uma excelente forma de ter renda extra, existem pessoas que não têm uma habilidade que poderia ser vendida na internet. Além disso, também há aquelas que têm certo receio em aparecer para um público grande, se expondo para essas pessoas.

Se isso é uma limitação para você, ainda assim é possível aproveitar esse grandioso e o crescente mercado. Existe a chamada rede de afiliados. Basicamente, São pessoas que fazem todo o trabalho de marketing digital apenas para divulgar os cursos e treinamentos online de outras pessoas.

A cada venda realizada com o seu link de afiliado você receberá uma comissão determinada pelo produtor do curso ou treinamento. Todo o trabalho de gestão e divisão desses recursos comissionados são feitos pela própria plataforma em que o curso está hospedado. As maiores do Brasil são a Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Isso significa que você não precisa ter nenhum tipo de contato com o produtor para garantir o recebimento da sua comissão. Nesse caso, você pode desfrutar de todos os benefícios que esse mercado de conhecimento online pode proporcionar sem que ninguém conheça você pessoalmente ou por meio da internet.

1.3. Venda de assinatura de serviços e plataformas online

Outra opção de renda extra online é a comercialização de assinatura de serviços ou produtos. Por exemplo, você pode criar um software para computador, aplicativos para smartphone e cobrar um valor mensal para as pessoas utilizarem essas ferramentas.

Nesse caso, funciona de forma semelhante aos modelos anteriores. Você pode criar soluções em algum ramo de negócios para oferecer para as pessoas. Além disso, pode comercializar produtos dessa modalidade desenvolvidos por outros, utilizando o mercado de afiliados.

As vantagens do serviço de assinatura é que você tem uma renda recorrente. Isso porque o cliente que consome esse tipo de produto paga mensalmente para ter acesso a ele.

2. Comercialização de produtos diversos

Outra forma interessante para constituir renda extra é vender produtos físicos. Nesse caso, abrimos um leque gigantesco de opções e você pode escolher entre aquelas que melhor se adaptam ao seu perfil. Dessa forma, é possível abrir uma empresa para vender roupas, calçados, equipamentos de telefonia, acessórios em geral etc.

Quanto a esse ponto, é importante ter atenção para um detalhe. Diversas pessoas utilizam estratégias de marketing digital para vender esses produtos. Uma delas é a criação de perfis em redes sociais para apresentação de promoções e demonstração dos próprios itens comercializados.

Sem dúvidas, essa é uma excelente forma de vender seus produtos. Nesse caso, pode ser dispensada a necessidade de um local físico para atendimento. Ou seja, você tem toda a liberdade de fazer as suas publicações em redes sociais e atender aos clientes nas suas casas ou locais de trabalho.

Algumas pessoas também podem optar por vender produtos físicos na internet. Os sites que fazem esse tipo de atividade são chamados de e-commerces. Essa é uma modalidade bem diferente da primeira que mencionamos que trata da comercialização de cursos e treinamentos.

Isso porque você precisa se preocupar com a questão dos estoques, principalmente o transporte e a entrega dos seus produtos. Logo, essa é uma atividade que demanda mais estrutura e preocupação com a gestão administrativa.

3. Investir em ativos que oferecem pagamentos recorrentes

Essa é mais uma forma de conquistar um ganho extra investindo em ativos no mercado financeiro que oferecem opções de pagamentos recorrentes em forma de distribuição de lucros ou dividendos. Essa é uma modalidade que pode demorar algum tempo para constituir um valor mensal muito bom para quem investe.

Contudo, é uma das melhores formas de ter uma renda extra. Isso porque você investirá o seu capital em algo que pode se valorizar no futuro, gerando uma boa lucratividade além dos próprios rendimentos obtidos ao longo da vida.

Ao ler esse tipo de informação, algumas pessoas podem ficar com dúvidas se realmente é bom investir no mercado financeiro para ter pagamentos recorrentes. Afinal, durante anos não recebemos a educação financeira necessária para fazer esse tipo de investimento. Assim, muitos enxergam a bolsa de valores como algo restrito àqueles com grande conhecimento de finanças e, geralmente, formados em economia.

Mas, acredite, isso não é verdade e atualmente é perfeitamente possível investir no mercado financeiro sem ter essas características. Contudo, você precisará se dedicar aos estudos durante horas.

É claro que esse tipo de investimento pode ter certo grau de risco. Contudo, se você se dedicar ao estudo e à compreensão dos fatores que movimentam os preços dos mercados, certamente pode ter bons resultados com ele.

Outra vantagem que podemos destacar é que você tem a oportunidade de começar investindo pouquíssimo dinheiro, apenas para entender como funciona essa dinâmica do mercado financeiro. Com o passar do tempo você aumenta os seus aportes até chegar o momento de ter uma renda extra interessante para incrementar suas finanças.

4. Execução de serviços de manutenção

Outra opção que vale a pena destacar é executar serviços de manutenção em geral. A cada ano as pessoas estão se distanciando dos serviços manuais e que exigem certas habilidades de manuseio. Se você tem facilidade para fazer esse tipo de atividade, essa pode ser uma excelente oportunidade de negócio para constituir renda extra.

Esse tipo de manutenção pode ser nas mais diversas áreas. Por exemplo, encanamento de residências ou estabelecimentos comerciais, parte elétrica, pequenos serviços de construção civil e, principalmente, os relacionados a tecnologia.

5. Abra uma microfranquia

As microfranquias são uma modalidade de investimento com valores inferiores a R$ 90.000,00. No mercado existem opções que têm valores muito pequenos. Em alguns casos, girando em torno de R$ 1.000,00.

Essa modalidade não é tão diferente das franquias convencionais. Basicamente, você recebe o direito de executar um serviço ou vender um produto fornecido pela empresa franqueadora. Na venda, você recebe um percentual do faturamento e repassa um percentual à franqueadora.

As microfranquias são muito comuns no ambiente online. Por exemplo, existem empresas que fornecem plataformas digitais que gerenciam toda comercialização, o que facilita a vida do franqueador e, além disso, dão a oportunidade de a pessoa desenvolver suas atividades durante as horas vagas.

6. Revendedor de certificados digitais

Para finalizar este conteúdo, não podemos deixar de citar a revenda de certificados digitais. Trata-se de uma ferramenta utilizada por pessoas físicas e jurídicas para a execução de uma série de procedimentos do dia a dia. O foco dele é garantir a segurança na transação de dados, confidencialidade e originalidade da transação.

Atualmente, toda empresa precisa de um certificado digital para funcionar. Até mesmo quem pretende abrir um MEI pode precisar desse tipo de documento. Afinal, ele é a ferramenta indispensável para a emissão de documentos fiscais.

A grande chance do momento é vender esses certificados digitais no mercado. Algumas pessoas podem não entender bem como isso funciona. Afinal, como seria possível comercializar uma ferramenta tão complexa como essa?

A resposta é: Clube do Revendedor! Basicamente, você não produzirá o certificado digital. O objetivo deste modelo de parceria é revender a solução desenvolvida pela Serasa Experian. Nesse caso, o seu papel é divulgar o serviço e incentivar que o cliente faça o cadastro para aquisição do certificado digital.

Após a comercialização, você recebe um percentual pela venda do produto. Outro ponto interessante dessa possibilidade é a oportunidade de divulgar a sua revenda de certificados digitais na internet. Ou seja, você pode criar um blog de conteúdo, redes sociais e outras estratégias de marketing digital para conquistar clientes.

Outra estratégia é fazer parcerias com empresas de contabilidade. Nesse caso, um contador, por exemplo, pode divulgar seus serviços para os clientes dele, encaminhando seu contato como um facilitador do acesso ao certificado digital.

Como você pode perceber, é perfeitamente possível ter ganho extra, além dos seus rendimentos convencionais. O mais interessante é que algumas atividades podem se tornar sua fonte de renda principal com o passar do tempo. Tudo dependerá do seu nível de dedicação a cada uma delas.

E ter um certificado digital é um grande facilitador para apoiar as demandas do seu dia a dia profissional!

Confira mais dicas em nosso canal no Youtube e adquira a sua identidade eletrônica da Serasa Experian!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.