Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

CNH digital já está disponível para testes em smartphones

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Em breve, motoristas não serão mais obrigados a portar a versão física da Carteira Nacional de Habilitação. Até 1 de fevereiro de 2018, todos os Detrans do país deverão estar aptos a emitir a CNH eletrônica, que será disponibilizada em aplicativos de celular para as plataformas iOS e Android.

O primeiro Estado a receber o projeto é Goiás, que começará a cadastrar usuários em um projeto-piloto a partir de 30 de setembro.

Além de oferecer praticidade e segurança, a CNH-e tem a validade jurídica que o documento impresso oferece. Os agentes de trânsito consultarão a veracidade dos dados eletrônicos por meio de um aplicativo de celular, também em fase de testes, que fará a leitura do QRCode.
O motorista interessado em usar o aplicativo deverá ter CNH recente (com QR Code no verso) e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Condutores que já se cadastraram no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) podem usar a mesma senha de cadastro para se registrar no CNH-e.

Uma das exigências para o uso da habilitação eletrônica é a informação e/ou atualização de dados nos Detrans. E quem tiver um certificado digital, como o e-CPF que a Serasa Experian comercializa, não precisará comparecer a uma unidade de atendimento para a atualização: poderá fazê-la diretamente no portal do Denatran.

O aplicativo, desenvolvido pela Serpro, promete oferecer outros serviços aos cidadãos no futuro, como a pontuação gerada por infrações de trânsito, avisos sobre campanhas de segurança no trânsito e até de validade do documento físico.

O uso do aplicativo em smartphones é uma facilidade para dispensar o porte obrigatório do documento. Em caso de perda ou roubo do aparelho, o Denatran disponibiliza em seu site uma área onde o motorista pode bloquear o acesso e impedir o uso da conta.

Fonte: Portal Brasil / G1

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.