Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como o Certificado Digital pode ajudar profissionais autônomos a impulsionar seus negócios

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

A assinatura digital confere aos empreendedores ganhos em segurança, comodidade, validade jurídica de documentos digitais, além de economia de tempo e dinheiro.

Em 2020 o número de novos empreendedores no Brasil bateu recordes de crescimento. Segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, foram quase 2 milhões de novos registros — o maior número desde 2009, quando entrou em vigor a lei regularizando a categoria. Com isso, o país alcançou um total de 11,3 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) ativos, 20% a mais do que no fim de 2019, quando haviam 9,4 milhões de registros.

Profissionais autônomos podem utilizar o Certificado Digital como uma ferramenta poderosa para alavancar os seus negócios e inseri-los no mundo digital. A utilização de um Certificado Digital facilita diversos processos, como a abertura da empresa, assinatura de contratos e até a emissão de Notas Fiscais pela internet.

Os Certificados Digitais e-CPF e e-CNPJ são as versões eletrônicas do CPF e do CNPJ, contém dados de seu titular, como nome, identidade civil, e-mail, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outras informações. Essa tecnologia confere ao documento digital a mesma autenticidade e validade jurídica do equivalente em papel, assinado de próprio punho.

Com a utilização do e-CNPJ, é muito mais fácil e seguro para o empreendedor abrir um negócio e emitir notas fiscais online para seus contratantes, evitando assim possíveis problemas com recebimentos pelo trabalho prestado. Basta assinar o contrato do serviço em arquivo eletrônico, com o e-CNPJ, sem a necessidade de manuseio de documentos em papel. Além da economia por não precisar imprimir milhares de papéis e contratar portadores para ir a um local validar documentos, isso permite ao empreendedor negociar e fechar contratos com clientes em todo o Brasil.

O Certificado Digital também é necessário para acessar a serviços públicos por portais, como o da Receita Federal ou INSS. A segurança dos Certificados Digitais é garantida pelo padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, ou ICP-Brasil, que estabelece um conjunto de técnicas e procedimentos criptografados, assegurando a identidade de um usuário no meio virtual e de um documento em arquivo eletrônico.

A Serasa Experian Certificação Digital é uma das principais Autoridades Certificadoras (ACs) do Brasil e presta uma ampla gama de serviços, tanto a Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ), fornecendo todo o suporte para ajudá-las na utilização dos Certificados Digitais.

Para mais informações, basta acessar o site Serasa Experian Certificado Digital

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.