Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como o certificado digital pode ajudar quem estiver na malha fina

Avatar
Escrito por danikato
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Algumas horas depois de enviar a declaração de Imposto de Renda para a Receita Federal, já é possível conferir se o documento tem algum problema. Se isso acontecer com uma declaração feita com Certificado Digital válido, você pode acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), na página da Receita, fazer a validação de seus dados e consultar as inconsistências do processamento.

Os principais motivos para retenção na chamada “malha fina” costumam ser omissão de rendimentos do titular ou dependentes e divergências sobre imposto retido na fonte.

Se sua declaração ficar retida, você deve encontrar orientações sobre como proceder na seção “Pendências”, em que há um link para checar detalhes sobre o motivo da retenção. Ao encontrar o erro na declaração enviada, você pode regularizar a situação fazendo uma declaração retificadora.

O contribuinte que cair na malha fina e não encontrar erros na declaração apresentada também pode agendar data e local para entregar documentos comprobatórios. O agendamento deve antecipar a análise da declaração por parte da Receita Federal.

Para utilizar alguns serviços disponíveis no e-CAC com segurança é indicado o uso de um Certificado Digital (e-CPF para pessoas físicas ou e-CNPJ para pessoas jurídicas). A Serasa Experian oferece dois tipos de modelos: A1 (software instalado no computador) e A3 (cartão ou token). Além do certificado, alguns serviços também podem ser consultados com código de acesso gerado na página da Receita Federal.

Comprar e-CPF

Comprar e-CNPJ

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.