Imagem do artigo

Como o seu negócio pode migrar para o e-commerce?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.8

Desde o início das medidas de isolamento social em 2020 por causa da pandemia de covid-19, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) constatou que a quantidade de empresas que aderiram ao comércio eletrônico aumentou em cinco vezes por mês. Com uma concorrência tão grande, não basta migrar para o e-commerce abrindo uma loja on-line para o seu negócio sobreviver e crescer.

Conhecer as dúvidas, as necessidades e os problemas de quem se deseja atingir é indispensável para proporcionar uma boa experiência, aumentar as chances de novas compras e fazer com que os clientes se tornem defensores e divulgadores da empresa. Cerca de 84% dos clientes acham que a experiência que uma empresa proporciona é tão importante quanto os produtos e os serviços que ela oferece.

Existe um passo a passo para migrar para o e-commerce? Cada tipo de negócio tem características distintas, que devem ser levadas em conta ao migrar para o e-commerce. Mas, existem práticas e aspectos que dizem respeito a qualquer tipo de negócio e que não podem ser desconsideradas. A primeira coisa para você ter em conta é que possíveis clientes e clientes vão acessar os seus canais digitais todos os dias da semana, 24 horas por dia e não há como você fechar o seu e-commerce ou a página da sua empresa no Instagram e no Facebook às 18h. Então, você precisa estar preparado para organizar e atender essa demanda.

1º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE – pesquise a concorrência

  • Quem são – dentro do seu segmento de atuação, descubra quem concorre direta e indiretamente com você;
  • Como fazem – pesquise como é o site e o e-commerce deles, as redes sociais, os canais de atendimento, preços e condições de pagamento, como é a entrega, se há reclamações de clientes etc.;
  • Pontos fortes X pontos fracos – em cada concorrente, liste quais aspectos do negócio dele são pontos fortes e quais são pontos fracos.

2º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE – planeje a sua estratégia

  • Defina os canais digitais que utilizará – avalie se você terá somente uma loja virtual para e-commerce ou se também é importante ter um site e estar nas redes sociais para aumentar as chances de fazer negócios;
  • Use o que aprendeu na concorrência – tente aplicar nos seus canais digitais o que a concorrência faz bem nos dela encontrando um diferencial, sem descuidar dos aspectos em que ela é fraca para não repetir os mesmos erros;

3º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE – planeje o atendimento

  • Defina como atender demandas nos canais digitais – ter um canal digital é como ter uma loja física: as pessoas olham a vitrine, se interessam, entram e, eventualmente, perguntam e esperam ser atendidas rapidamente e bem. E essa vitrine precisa ser renovada constantemente. Se não, as pessoas vão para o concorrente, que está a um clique de você.
  • Telefone, celular, chats, WhatsApp, posts – cada canal digital permite que as pessoas se comuniquem de várias formas, seja postando nas suas redes sociais da sua empresa, enviando mensagens instantâneas e até pelo bom e velho telefone fixo. Em todos esses meios de comunicação é possível automatizar o atendimento inicial para resolver no primeiro contato e triar as demandas que precisam de atendimento humano, mas precisa existir quem se encarregue disso. Então, é importante levar em conta para não ter problemas.

4º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE – planeje o seu marketing digital

  • Estruture campanhas pagas – não dá para esperar pacientemente as pessoas encontrarem o seu e-commerce ou o perfil da sua empresa no Instagram ou em qualquer outra rede social, se interessar e querer fazer negócio. Então, estruture campanhas pagas nas redes sociais e no próprio Google para gerar tráfego para o seu e-commerce ou outros canais digitais.
  • Produza conteúdos – outra forma de as pessoas encontrarem a sua empresa é publicando nos canais digitais dela conteúdos que respondam questões e dores do seu público relacionadas à atividade do seu negócio. Assim, quando elas buscam respostas nos mecanismos de busca para essas questões, há uma boa chance de elas encontrarem o que a sua empresa publicou a respeito e acessarem os canais digitais dela.

5º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE – escolha qual será a plataforma do seu e-commerce

  • Verifique se permite integrar com ERP – ter um software de gestão e integrá-lo ao e-commerce possibilita controlar estoque, vendas e logística.

6º PASSO PARA MIGRAR PARA O E-COMMERCE – planeje a logística

  • Controle o estoque – a integração de sistemas de controle permite acompanhar o fluxo de vendas e fazer a reposição de forma adequada.
  • Defina como entregar – uma boa opção é encontrar parceiros para levar as mercadorias para os clientes. Pense em ter mais de um e avalie se os processos deles atendem às necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

Mas, afinal, o aumento de negócios no e-commerce veio para ficar? Logo no início do período de isolamento social em 2020 por causa da pandemia de Covid-19, a ABComm constatou um aumento de 40% nas vendas on-line. E, nos meses seguintes, um salto de 400% no número de lojas que aderiram ao comércio eletrônico em função da mudança no comportamento do consumidor, que foi obrigado a migrar em massa para o comércio eletrônico. Mas tudo aponta que essa mudança veio para ficar.

Uma pesquisa da PwC (consultoria internacional presente em 155 países, inclusive o Brasil) feita em abril e maio de 2020 em nove países, mostrou que em torno de 86% dos entrevistados responderam que, provavelmente, continuarão comprando on-line ou por telefone após o fim das medidas de distanciamento social. Já o relatório Global Outlook 2021, do Mastercard Economics Institute, indica que 20 a 30% do aumento do comércio eletrônico deve se tornar permanente em relação ao total de negócios realizados no varejo.

Conteúdos relacionados no site da Serasa Experian

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.