Imagem do artigo

Como comprar ou renovar seu Certificado Digital via videoconferência

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
6.3

Você sabia que agora você pode comprar e renovar o seu Certificado Digital Serasa Experian de maneira 100% online? Sim! E o processo é bem simples e prático. Para te ajudar, montamos um passo a passo separado em 3 etapas: compra, emissão e instalação; confira abaixo:

1º Passo: compra do Certificado Digital

Acesse o site https://serasa.certificadodigital.com.br/ e na página principal você já poderá escolher o produto que deseja (ou clicar em “renovar agora). Neste caso, faremos a compra de um e-CPF de software (A1) com validade de 12 meses.

Em seguida, você deverá preencher os seus dados de identificação e cobrança.

Após colocar o seu endereço, é hora de selecionar o método de emissão do seu certificado, são duas opções:

  • Posto de Atendimento – nesta opção você deverá comparecer presencialmente à um posto de atendimento no dia e horário agendados para realizar a validação cadastral de seu Certificado Digital.
  • Videoconferência – Nesta opção a sua validação cadastral será realizada de maneira online, via videoconferência, no dia e horário marcados. Para participar da videoconferência, você precisará de um computador com câmera integrada e conexão de internet estável.

Depois selecione a data e horário de sua videoconferência e, por fim, clique em “Continuar”.

Após isso, você deverá anexar os documentos em formato PDF para validação cadastral, sendo:

  • Pessoa Física (e-CPF): Documento de identificação (RG, CNH ou DNI), CPF e caso utilize o Certificado Digital para a Conectividade Social, será necessário anexar o comprovante de Inscrição do PIS, CEI ou CAEPF.
  • Pessoa Jurídica (e-CNPJ ou NF-e): Cartão CNPJ, documento de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto) e documento de identificação do representante da empresa (RG, CNH ou DNI).

Por fim, selecione o método de pagamento – boleto ou cartão de crédito em até 12x.

2º Passo: validação cadastral via videoconferência

No momento da sua videoconferência você deve estar com o seu documento de identificação em mãos, de preferência o mesmo documento anexado na etapa anterior.

  • Na hora agendada você receberá um e-mail com o link para acessar a plataforma de videoconferência, acesse o link e libere o áudio e vídeo.
  • Logo no início da videoconferência o Agente de Registro Serasa lhe enviará um novo e-mail com um link para validação. Ao receber o e-mail, acesse o link e, em seguida, clique em “solicitar código de verificação”.
  • Você receberá por e-mail um código que deverá ser digitado nessa plataforma, depois de digitar, clique em “validar”.
  • Por fim, após algumas validações, você deverá cadastrar a senha(s) de seu Certificado Digital.

3º Passo: instalação do certificado

Você pode realizar a instalação do seu Certificado Digital acessando ao link que receberá por e-mail ou através do nosso site, acessando aqui para certificados de software (A1) ou aqui, para certificados de mídia física (A3).

Em seguida, basta seguir os passos conforme orientação que consta no site – no caso de A1, por exemplo, instalar a extensão do Google Chrome e o instalador do Windows.

Após terminar a instalação, o seu Certificado Digital já estará pronto para uso!

Por fim, em caso de dúvidas ou dificuldade, acesse nossa Central de Ajuda ou entre em contato através do Whatsapp: (11) 94386-5014.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.