Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como ser empreendedor em tempos de crise?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4.3

Cresce o número de pessoas que recorrem ao empreendedorismo ao perder emprego. Confira dicas para transformar o momento de crise em uma alternativa viável.

Em tempos de crise, é normal observar na economia características cíclicas: pessoas deixam de consumir, empresas vendem menos, o dinheiro deixa de circular e, por consequência, a taxa de desemprego cresce –o que minimiza poder de compra e consumo.

Nesta hora, quem procura uma nova fonte de renda encontra no empreendedorismo uma alternativa, opção que requer coragem e, principalmente, muito planejamento.

O empreendedorismo de necessidade estabeleceu recorde na criação de empresas no Brasil entre janeiro e julho de 2016: são 1.199.373 novas empresas no período, segundo dados do Indicador de Nascimento de Empresas Serasa Experian. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) puxaram a fila destes números e representam 79,5% do total.

Planeje e dê os primeiros passos

Ao optar por abrir um negócio, é fundamental ter um planejamento para enxergar o tamanho de seu desafio. Não importa se seus planos são grandes ou pequenos; o que importa é estabelecer quais passos você conseguirá dar para tirá-lo do papel. Esteja preparado para assumir somente os riscos calculados.
 
 
Escolha a área de atuação

Quando você trabalha com o que gosta ou com o que sabe fazer, a tendência é tomar decisões de uma maneira melhor e mais preparada. Não esqueça de analisar os seus pontos fortes e fracos, o que pode determinar se será necessária a ajuda de outras pessoas.

 
Formalize seu negócio

O MEI é voltado para quem trabalha por conta própria em um pequeno negócio. Seus principais benefícios são a redução da burocracia para registro de um CNPJ próprio, a emissão de notas fiscais e a isenção de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Se você pretende empreender, a primeira dica é: formalize seu negócio. Para isto, basta visitar o Portal do Empreendedor.

 
Controle as finanças

O controle financeiro é importante para quem começa a empreender. Participe ativamente das finanças de sua empresa e separe as contas empresariais das individuais. Essa é a melhor forma de entender o quanto custa cada processo ligado à empresa, e permitirá a fácil identificação de eventuais problemas.

 
Faça cursos

Procure cursos que ajudem a entender as etapas do empreendedorismo. O Sebrae ajuda pequenos empresários oferecendo oficinas e cursos gratuitos sobre capacitação, gestão, planejamento, técnicas de vendas, entre outros. Há, inclusive, cursos de ensino à distância sobre esses assuntos. Conheça as opções disponíveis.
 

Fonte: Serasa Experian / Portal do Empreendedor / Sebrae

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.