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Como transformar o momento de crise em oportunidade

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Escrito por Comunicação
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Quem procura uma nova fonte de renda ou uma alternativa ao desemprego encontra no empreendedorismo uma opção que requer coragem e, principalmente, muito planejamento
 
Sonho para muitos e conquista pessoal para tantos outros, a possibilidade de iniciar um negócio próprio pode surgir a partir de um cenário de crise, seja de uma perda de emprego ou diminuição da renda causada pela instabilidade econômica. Só que como toda  oportunidade é acompanhada de riscos, o empreendedorismo de necessidade traz urgência de retorno financeiro e os empresários muitas vezes queimam etapas ao não realizarem o planejamento adequado.
 
O empreendedorismo de necessidade estabeleceu recorde na criação de empresas no Brasil entre janeiro e julho de 2016: são 1.199.373 novas empresas no período, segundo dados do Indicador de Nascimento de Empresas Serasa Experian. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) puxaram a fila destes números e representam 79,5% do total.
 
Os especialistas da Serasa Experian mostram algumas dicas para ajudar no planejamento e transformar essa oportunidade de negócio em uma realidade rentável.
 
Conheça o mercado: levante o máximo de informação possível sobre a área em que você deseja investir. Descubra os concorrentes, o crescimento do setor e a média da margem de lucro. Estas informações podem ser encontradas em relatórios setoriais e pesquisas na internet.
 
Fuja da informalidade: o MEI é voltado para quem trabalha por conta própria em um pequeno negócio. Seus principais benefícios são a redução da burocracia para registro de um CNPJ próprio, a emissão de notas fiscais e a isenção de tributos federais. Para isto, basta visitar o Portal do Empreendedor.
 
Procure ajuda de especialistas: use sua rede de contatos para falar com pessoas que entendem das diversas áreas que serão essenciais na sua nova empresa – marketing, finanças, estoque, logística. Procure também cursos e webinar que possam te auxiliar nessa nova empreitada.
 
Crie estratégias de comunicação: não importa o tamanho da sua empresa, algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes investimentos. Ação de e-mail marketing será fundamental, assim como atuar ativamente nas redes sociais.
 
Um exercício de acertos e erros: Todo empreendedor erra e corrigir a falha o mais rápido possível é o importante. Esteja disposto a enfrentar qualquer problema que possa surgir durante a trajetória. O caminho pode ser difícil, mas a vitória é gratificante.

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