Serasa Certificado Digital - Logo
Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

6 dicas para ter Férias Tranquilas

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

Quero APROVEITAR MINHAS FÉRIAS TRANQUILAS

O período do final de ano é sinônimo de recesso e descanso para milhões de pessoas. No trabalho ou nos estudos, dar essa pausa é importante para renovar as energias e planejar o próximo ano. Mas isso só acontece quando se tem férias tranquilas, certo?

Se organizar previamente é a melhor estratégia para reduzir as preocupações e poder curtir o momento. Você tem esse costume? Sabe quais práticas ajudam a conquistar esse resultado? Sabe como o Certificado Digital pode te ajudar nesse período? Descubra agora algumas dicas valiosas!

 

1. Faça um planejamento financeiro

O início de um novo ano é uma ótima ocasião para repensar suas finanças. Além de analisar as contas, pense em quais são as suas metas para esse novo ciclo. Mesmo que uma ou várias delas não sejam atingidas no prazo de 12 meses, é preciso cuidar dos seus gastos se quiser fazer um investimento maior no futuro.

Ao longo dos meses, muitas vezes perdemos um pouco do controle e nada melhor do que começar janeiro com objetivos bem-definidos e sabendo o quanto você pode ou quer gastar.

Por exemplo, se você não tem o costume de manter uma reserva para emergências, inclua essa prioridade nos seus planos para o próximo ano. Outra dica é rever todas as despesas, eliminando aquilo que não faz mais sentido na sua rotina ou não é tão necessário.

A vantagem de economizar o máximo que puder é poder gastar com o que você realmente quer ou precisa. Pequenos ajustes fazem a diferença e o planejamento ajuda a enxergar tudo com mais clareza.

Voltar ao topo!

2. Considere os gastos do fim de ano

Dezembro normalmente é um mês cheio de festividades e comemorações, o que costuma envolver gastos com eventos e presentes — especialmente pela tradição de presentear pessoas queridas no Natal, não é verdade? Amigos secretos, lembranças de agradecimento e outros tipos de agrados também acabam impactando as contas do mês.

Por isso, é importante não deixar de considerar esses gastos para não acabar com a conta no vermelho. Outra recomendação é se controlar na hora das compras. Não há nenhum problema se você quiser e puder gastar com os presentes ou festividades, mas faça tudo com muita consciência para não se endividar mais do que deveria.

Voltar ao topo!

3. Pense em você

Agradar outras pessoas pode ser muito prazeroso, mas não esqueça de se agradar também. É possível ter férias tranquilas de maneiras muito diferentes, só que o seu bem-estar não pode ser deixado de lado em hipótese nenhuma.

Pensando nisso, reserve tempo e dinheiro para fazer o que quiser. O que faria você feliz durante os seus dias de folga? Viajar é uma das decisões mais comuns, o que na maioria das vezes exige planejamento e um investimento financeiro maior.

Se for ficar em casa, gaste com aquilo que traz bem-estar para os seus dias: sua comida favorita, um item novo que você estava querendo há um tempo, um momento de autocuidado, entre outras possibilidades.

É maravilhoso ter a sensação de que as férias foram bem aproveitadas, concorda? Isso acontece quando você sabe que foi uma das suas prioridades nesse tempo, apesar de ter que lidar com outros compromissos e afazeres. Parece óbvio, mas muita gente volta das férias sem esse sentimento e carrega a frustração pelo resto do ano.

Voltar ao topo!

4. Programe as próximas férias

Talvez você não seja uma pessoa que gosta de ter programações muito definidas e segue um estilo de vida mais livre. Por outro lado, pensar nas próximas férias pode ser uma oportunidade de viabilizar a realização de um sonho. O que faz parte da sua lista de desejos? Ter férias tranquilas fica mais fácil quando você se organiza para isso.

Tudo o que está relacionado com algumas providências não pode ser decidido do dia para a noite — tipo viajar para um destino que exige documentações específicas ou fazer algo que envolva uma quantia considerável de dinheiro.

Enfim, perceba que tranquilidade muitas vezes tem a ver com organização, e isso só depende da sua atitude para virar o ano com foco no que mais importa para você.

Voltar ao topo!

5. Resolva pendências

Um ano novo sem pendências é começar com o pé direito. Carregar situações que poderiam ter sido resolvidas antes não é uma boa, até porque isso pode influenciar na sua meta de ter férias tranquilas e gerar mais estresse.

Precisa fazer um conserto ou tomar uma decisão relevante? Tem um problema que você está adiando para buscar a solução? Que tal começar um novo hábito que está nos seus pensamentos há muito tempo?

Então, pare de procrastinar e faça uma lista de tarefas para resolver até o dia anterior da sua folga. Encaixe esses compromissos na sua rotina, mesmo que seja preciso se esforçar mais em alguns dias para se ver livre de todas as pendências. Tenha certeza de que vai valer a pena!

Voltar ao topo!

6. Organize a documentação

Por último, cuide de todos os documentos para começar um novo ano sem maiores problemas e evitar preocupações no período de descanso. É muito ruim não poder desligar a cabeça nas férias e curtir o momento.

Que providências precisam ser tomadas para 2022? Pense nisso, de preferência antes de entrar no recesso. Quem tem um empreendimento ou toma conta de um negócio sabe como essa previsão do ano seguinte é importante.

Nossa dica especial é antecipar a compra ou renovação do certificado digital, inclusive com a oportunidade de renovar ou fazer a portabilidade com 20% de desconto! Sem esse documento, você e/ou a sua empresa podem ficar sem a identidade eletrônica que garante benefícios como:

☑️ assinatura eletrônica com validade jurídica;

☑️ emissão de notas fiscais eletrônicas e outras guias;

☑️ acesso a sites restritos de órgãos públicos.

Quem preza por tranquilidade sabe que o ideal é evitar imprevistos ou situações que acarretam problemas mais a frente. Pensando nisso, a melhor solução é mesmo cumprir toda a sua lista de providências para ter férias tranquilas, principalmente quando a sua decisão pode ser feita de qualquer lugar!

Ainda tem dúvidas? Saiba por que fazer a compra e a renovação de certificado digital e resolva isso antes que você acabe tendo algum prejuízo.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.