Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como fazer RG Virtual?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.2

O mundo virtual parece ter “engolido” a nossa vida. Você também tem essa sensação? As novas gerações podem não perceber, mas quem já viveu em outros tempos nota a diferença. Uma das vantagens disso é aproveitar as facilidades que as tecnologias oferecem, como a possibilidade de obter o RG digital.

As versões digitalizadas dos documentos estão cada vez mais comuns. Afinal, o acesso aos dispositivos eletrônicos cresceu muito e ficou mais fácil ter e carregar tudo o que precisamos — de livros a músicas e documentos.

Sabe como conseguir o seu RG digital? Explicamos para você a seguir!

O que é RG digital?

O Registro Geral (RG) é um documento pessoal também conhecido como “carteira de identidade”. Nele estão os principais dados que identificam um cidadão brasileiro, como seu nome completo, data de nascimento, local de nascimento, nome dos pais, além da foto e impressão digital que ajudam na identificação.

Ao emitir o documento, cada pessoa recebe ainda um número pessoal e intransferível. Tradicionalmente, o RG era impresso e não havia outra alternativa a não ser ter que carregá-lo para todos os cantos. A proposta da versão digital surgiu recentemente para os paulistas e já tem milhares de adeptos.

Como a grande maioria das pessoas está sempre com um celular por perto, fica muito mais fácil ter os documentos digitais salvos para apresentar quando for necessário.

Vivemos até o século 21 carregando as versões físicas para cima e para baixo, mas a verdade é que as chances de acontecer problemas como perder ou esquecer um documento são altas. Provavelmente você conhece histórias de documentos perdidos ou esquecidos em momentos cruciais — ou até mesmo já tenha passado por isso.

A tecnologia resolveu essa questão oferecendo a oportunidade de digitalizar o RG, o CPF, a CNH, entre outros documentos. Para resumir as vantagens envolvidas, temos:

  • facilidade de acesso no dia a dia;
  • redução de custos para emitir o documento;
  • economia de tempo e praticidade;
  • sustentabilidade;
  • segurança contra possíveis acidentes com a versão física.

São vários os benefícios de ter o seu documento digitalizado, certo? Porém, vale lembrar que ficar dependente da tecnologia exige alguns cuidados. Não adianta ter tudo no seu celular e correr o risco de ficar sem bateria, por exemplo. Então, cuide para que isso não aconteça!

Como tirar o RG digital?

Não pense que basta tirar uma foto do seu RG físico e achar que está tudo certo, inclusive porque você pode ter na sua galeria de fotos várias imagens diferentes de pessoas que nem conhece.

Um documento oficial tem informações criptografadas para aumentar a segurança da identificação individual. Além do mais, um RG só pode ser emitido pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado brasileiro. Ou seja, o primeiro passo é providenciar a versão impressa da sua carteira de identidade, que está disponível para todos os brasileiros nascidos no Brasil ou naturalizados.

Atualmente, esse documento conta com um QR Code no seu verso. Então, para conseguir a versão digital, você deve estar com o RG físico em mãos e seguir o passo a passo:

  1. procure pelo aplicativo de RG Digital do seu estado na loja de aplicativos do seu celular;
  2. baixe o aplicativo oficial;
  3. abra o aplicativo e faça a leitura do QR Code presente no seu documento;
  4. procure um lugar bem iluminado;
  5. faça a “prova de vida” cumprindo todos os pedidos do aplicativo usando a câmera frontal do celular (são movimentos simples de reconhecimento facial);
  6. cadastre sua digital e crie um código para liberar o acesso do documento sempre que for necessário;
  7. aguarde até que o processo de emitir seu RG digital seja completado.

Viu como é fácil? Aqui no Brasil, o estado de São Paulo foi pioneiro no lançamento do aplicativo, o que já representa mais de 40 milhões de pessoas que podem utilizar o recurso. A Polícia Civil de SP criou o primeiro app que permitiu a emissão da versão digital e também a solicitação de segunda via do RG pela internet. Porém, a tendência é que todos os outros estados sigam a ideia.

Como conseguir a segunda via pela internet?

Se a sua intenção é conseguir uma segunda via, aproveite a praticidade do aplicativo para resolver essa questão. A seguir, detalhamos todo o processo:

  1. abra o app e escolha a opção “Segunda via do RG”;
  2. insira o número do seu documento, incluindo o dígito verificador;
  3. informe um e-mail de contato e escolha o local de retirada do RG. Certifique-se do endereço antes de confirmar, já que, após a solicitação, não será possível alterar o posto de retirada escolhido;
  4. toque em “Iniciar reconhecimento” para fazer a verificação biométrica e siga todas as instruções do aplicativo;
  5. feito o cadastro da face, o aplicativo exibirá uma tela de confirmação com os dados do solicitante e o local de retirada do documento;
  6. entre no seu e-mail para verificar as instruções de como emitir a guia para pagamento (DARE) da taxa de segunda via do RG, que tem o preço de R$ 41,42.

Essa é a chance para evitar deslocamentos, filas e até outros custos para ter a segunda via do seu documento em mãos. Logo que receber o RG impresso no endereço informado, repita todos os passos para ter a nova via digitalizada.

E como fica o acesso desse documento?

Para não restar nenhuma dúvida, saiba que o seu RG fica disponível no próprio app. Na tela inicial vai aparecer o botão “Minha carteira” e esse é o local que você deve acessar sempre que quiser conferir seu documento ou apresentá-lo em alguma ocasião.

Como falamos, a utilização do RG digital por enquanto está restrita ao estado de São Paulo, mas saiba que o documento eletrônico tem a mesma validade da versão física. Seguindo todos os passos que citamos aqui, você não vai ter problemas se preferir carregar apenas a identidade virtual.

E aí, o que acha da ideia de ter o RG digital salvo no seu celular para acessar quando quiser? Agora já sabe como fazer isso! Se você não mora em São Paulo, fique atento, porque a oportunidade de ter seu documento digitalizado pode surgir em breve.

Gostou da dica? Então, siga as nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para conferir todas as novidades em tempo real!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.