Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Conheça as novas funcionalidades do PIX para 2021

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

O Banco Central apresentou novas funcionalidades do PIX para 2021 durante a abertura da 12ª Reunião Plenária do Fórum Pix, evento que tem como objetivo discutir as regras de funcionamento do sistema de pagamentos instantâneos e reunir representantes de instituições financeiras, do Banco Central e consumidores do PIX. As novas funcionalidades envolvem melhorias na segurança das transações e novas possibilidades de pagamentos.

Novas funcionalidades do PIX divulgadas pelo Banco Central

Todas as novas funções do PIX estão previstas para ser incorporadas ao sistema de pagamentos instantâneos ainda no primeiro semestre de 2021, com exceção do “PIX Garantido” e “PIX Débito Automático”, que devem fazer parte somente no segundo semestre deste ano.

  1. Conta salário no PIX   – O pagamento do salário de funcionários poderá ser feito de forma instantânea pelo PIX, sem a necessidade de o empregador realizar DOC ou TED. O funcionário também poderá transferir recursos da conta-salário para outras contas sem taxa e com mais praticidade.
  1. Integração com agenda de contatos – O sistema será integrado à agenda de contatos do usuário, dando acesso às chaves de identificação dos contatos cadastrados no PIX.  Assim, ao acessar o PIX, será possível ver todas as pessoas da agenda que são cadastradas e fazer transações com mais facilidade.
  1. Estorno de recursos –Em caso de suspeita de fraude ou falha no sistema operacional da instituição financeira participante do PIX, será possível a devolução da quantia transferida. É uma das novas funcionalidades do PIX mais importantes pois assegura uma proteção adicional aos usuários. Até que a função seja implantada, em caso de fraude, cabe à instituição financeira prestadora de serviço analisar o caso e decidir se fará ou não o estorno.
  1. Saque PIX – Essa funcionalidade permitirá que o usuário do PIX tenha dinheiro em mãos sem precisar de um caixa eletrônico. O saque PIX estará disponível em lojas físicas credenciadas, como as de redes varejistas, por exemplo. Para fazer a operação, a pessoa deverá se dirigir ao caixa da loja e transferir o valor desejado para o estabelecimento, através da chave PIX ou QR code fornecido. Quando a transação for concluída e notificada, a loja fornecerá o valor em espécie ao consumidor.  
  1. PIX por aproximação – O usuário do PIX poderá fazer pagamentos com o celular ao aproximá-lo de uma maquininha própria, parecida com a de cartão. O valor será debitado da conta pelo PIX. A tecnologia usada nessa funcionalidade é a NFC (Near Field Communication), já empregada em alguns pagamentos no Brasil. Ela é derivada do RFID (Rádio Frequency Identification), sistema usado em pedágios, que permite o pagamento sem que o veículo tenha que parar na cancela. A diferença entre as duas está na distância necessária para o pagamento: enquanto o RFID funciona a uma distância de até 100 metros, a NFC só funciona entre 4 e 10 centímetros, o que pode atestar a segurança da tecnologia.
  1. PIX Garantido – A funcionalidade, prevista para ser incorporada no segundo semestre, irá permitir o parcelamento de transações e compras pelo PIX.
  1. PIX Débito Automático – Também prevista para ser colocada em prática no segundo semestre, com essa função o usuário poderá programar pagamentos recorrentes por meio do PIX.
  2. PIX em serviços de telefonia – O Banco Central fechou um acordo de cooperação técnica com empresas de telefonia e conectividade, por meio da Conexis Brasil Digital, que representa um sindicato das maiores operadoras de telefonia do Brasil. O objetivo é facilitar a prestação de serviço de pagamento de fatura, que pode ser feito, por exemplo, pelo PIX Cobrança, permitindo o pagamento de boletos via PIX
  3. Iniciador de pagamentos PIX – O iniciador de pagamentos é um serviço em que uma empresa – ou sistema, como o PIX – autoriza uma transação entre duas instituições em nome do usuário. Por exemplo, por meio do iniciador de pagamentos PIX, ao pedir comida em um aplicativo de delivery, pode ser possível realizar a transferência direta da conta do usuário para a conta do restaurante. Para atestar a segurança, o iniciador de pagamentos fica apenas com a parte eletrônica da transação, ou seja, o dinheiro não passa por ele.

Adesão da população brasileira ao PIX

Outro ponto abordado durante o Fórum PIX foi a crescente adesão ao sistema: só no mês de janeiro, a quantidade de operações realizadas ultrapassou o número de DOCs e TEDs somados. Confira alguns dados sobre a adesão ao PIX:

  • Aproximadamente 65,5 milhões de usuários cadastrados – sendo 61,5 milhões pessoa física e 4 milhões pessoa jurídica;
  • Mais de 101 milhões de contas cadastradas – sendo, aproximadamente, 96,2 milhões pessoa física e 4,5 milhões pessoa jurídica;
  • Mais de 200 milhões de transações realizadas – durante o mês de janeiro de 2021;
  • 160 milhões de reais movimentados em transações – durante o mês de janeiro de 2021;
  • Maior quantidade de transações realizadas são de pessoas físicas para outras pessoas físicas – aproximadamente 138,9 milhões durante o mês de janeiro de 2021.
  • Transações de PF para PF também representam maior volume financeiro – aproximadamente 62 milhões de reais em janeiro de 2021, seguida das transações de empresas para outras empresas, que somaram 49,5 milhões de reais;
  • Pessoas de 20 a 29 anos representam 35,4% do total de transações – em seguida estão 30 a 39 anos (34,1%); 40 a 49 anos (17,3%); 50 a 59 anos (7,4%); 60 anos ou mais (3,9%) e menores de 19 anos (1,7%).

Conteúdos relacionados no site da Serasa Experian

  • Função de cobrança do PIX por QR code deve começar em março, segundo expectativa da Febraban
  • Receita Federal anuncia que contribuição mensal do MEI poderá ser paga por PIX neste ano
  • Certificação digital garantirá segurança do PIX

 

 

 

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.