Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Contran autoriza transferência de veículos com Certificado Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou no fim de outubro de 2017 a Resolução nº 712, que permite o uso de documentos digitais para transferência da propriedade de veículos. A medida pretende promover economia no processo e desburocratização dos trâmites legais.

A nova regra passa a vigorar 180 dias após a publicação, ou seja, a partir de maio de 2018 os proprietários de veículos poderão transferi-los ao novo dono usando um certificado digital padrão ICP-Brasil, como os comercializados pela Serasa Experian.

A opção pela transferência em formato digital será uma escolha do novo proprietário. Quem optar pelo documento digital deverá solicitar a emissão dos documentos pelo site do Denatran, validando seu acesso com um certificado digital do tipo e-CPF (pessoas físicas) ou e-CNPJ (pessoas jurídicas).

O primeiro passo para a transferência digital será a emissão do CRVe (Certificado Eletrônico de Registro de Veículo), versão eletrônica do documento que atesta todas as características do veículo.

Depois disso, será necessária a emissão da ATPVe (Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo), documento para o antigo e o novo proprietário manifestarem acordo para a transferência da propriedade.

A autenticidade do CRVe e da ATPVe será garantida pela assinatura digital via certificação digital. O primeiro será validado digitalmente pelo dirigente máximo do órgão emissor, e a segunda será assinada com o certificado do antigo proprietário do veículo ou da entidade pública ou privada com atribuição legal.

Fonte: ITI

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.