Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Criado pela PF, Sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada (GESP) fiscaliza empresas do setor

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.8

Sistema só pode ser acessado com Certificação Digital e pode ser utilizado pelas empresas para identificar irregularidades em processos internos, evitando despesas com multas.

O Sistema de Gestão Eletrônica de Segurança Privada (GESP) foi desenvolvido pela Polícia Federal (PF) com o objetivo de informatizar os processos administrativos das empresas da área de segurança privada em todo o Brasil, incluindo os cursos de formação de vigilantes.
Também se aplica às instituições financeiras, que devem aprovar e manter o plano de segurança de cada agência bancária no Brasil.

Além das empresas e instituições do setor, o sistema é utilizado nas DELESPs (Delegacias de Controle de Segurança Privada) e CVs (Comissões de Vistoria) da PF.

O objetivo do GESP é automatizar os processos necessários ao controle e fiscalização das empresas de segurança privada, com mais agilidade e confiabilidade. Essa solução contempla o gerenciamento de todo o ciclo de vida dos processos gerados pelos empresários do ramo, que são analisados nas DELESPs, nas CVs e na Coordenação Geral de Controle de Segurança Privada (CGCSP).

O GESP proporciona maior agilidade, segurança e confidencialidade no processamento das informações, uma vez que possui Certificação Digital (CD), e as informações ficam armazenadas em meio online, facilitando a elaboração e a movimentação dos processos.

Por meio do sistema GESP é realizada a gestão eletrônica de todos os dados de segurança privada. Isso envolve desde a solicitação de autorização para operar e revisão da autorização, a aquisição de armas e munições, coletes, a fiscalização de veículos blindados, até o processamento de autuações e multas, defesas e recursos relacionadas à legislação em vigor.

Um dos problemas que as empresas de segurança privada enfrentam no território nacional é o grande volume de punições aplicadas pelo não cumprimento das regras impostas para esse tipo de negócio. Por meio do GESP é possível analisar todo o sistema de segurança de uma empresa, identificando os riscos de multas e outras sanções por irregularidades que estejam ocorrendo nos processos internos, evitando despesas extras.

O sistema é composto por vários módulos, entre eles o GESP Empresa. Acessado via internet com e-CNPJ, ele é utilizado pelas empresas de segurança privada na realização de suas atividades, que estão sujeitas ao controle da PF.

No site da PF há um passo a passo de como acessar o GESP com uso do Certificado Digital:

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/seguranca-privada/sistemas/gesp/certificacao-digital

A Serasa Experian Certificação Digital presta uma ampla gama de serviços tanto a Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ), fornecendo todo o suporte para ajudá-las na utilização dos Certificados Digitais.

Para obter mais informações, basta acessar o site Serasa Experian Certificado Digital.

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.