Imagem do artigo

Cuidados ao realizar as compras de fim de ano pela Internet

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A internet mudou a forma como as pessoas se comunicam no dia a dia. Fez com que novos hábitos de consumo surgissem e se consolidassem. E em datas comemorativas, como as festas de final do ano, as compras tendem, evidentemente, a aumentar. Por isso, toda a atenção é bem-vinda na hora de comprar pela internet e a Certificação pode ser um bom indicativo de que o e-commerce é seguro. Então, saiba os cuidados ao realizar as compras de fim de ano pela Internet.

Uma pesquisa do Compre&Confie mostrou que o hábito de comprar on-line cresceu 71% nos primeiros 90 dias iniciais do isolamento social. Este deve ser, portanto, o natal das compras on-line.

E, embora o consumidor brasileiro esteja cada vez mais habituado com esse hábito de consumo, infelizmente ainda é comum encontrar sites maliciosos, que procuram capturar os dados de usuários desavisados ou ainda sites de comércio eletrônico que não entregam o que venderam.

 

Dicas para ter segurança e tranquilidade nas compras de fim de ano pela Internet

 

Em suma, ara aproveitar toda a comodidade que as compras pela web podem oferecer, é bom conhecer algumas dicas e cuidados ao realizar as compras de fim de ano pela Internet. Veja a seguir:

  1. Verifique se o site possui um Certificado Digital SSL. A sigla pode até assustar um pouco, mas é algo bem simples: “SSL” que dizer Secure Socket Layer. Significa, basicamente, que toda a informação fornecida pelo cliente transitará pelo site de maneira criptografada. Para saber se o site utiliza esse sistema, basta verificar se a URL começar com “HTTPS” – “S” de secure, justamente por conta da certificação.
  2. Use um equipamento de confiança. Não compre a partir de computadores em lan houses, por exemplo. Certifique-se de que a sua máquina está com o antivírus atualizado e evite armazenar seus dados (incluindo e-mail e número do cartão de crédito) no computador e no e-commerce. Para os celulares, valem as mesmas regras e ainda um cuidado a mais com a rede sem fio a que estiver conectado: prefira fazer a operação em redes conhecidas e protegidas com senha.
  3. A maioria das lojas on-line aceita pagamentos por boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fizer isso por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.
  4. Busque informações sobre a idoneidade e analise a reputação da loja nos órgãos de defesa do consumidor (como o Procon) e sites de avaliação de compras e relacionamento com o cliente (como o ReclameAqui, por exemplo).
  5. Verifique os dados da empresa! Certifique-se de que há telefone para contato, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Você poderá, inclusive, telefonar ou mandar um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor da loja para se certificar de que ela existe de verdade.
  6. Outro ponto importante é observar áreas específicas dos sites para saber se são seguros ou não. Uma dica simples é verificar a presença do cadeado ao lado da URL. Afinal, ele indica que a página criptografa as informações, dificultando o acesso de terceiros. Há, também, o selo de certificado de segurança, que mostra que a página tem medidas de proteção contra qualquer ataque de hackers.
  7. Se a oferta anunciada for boa demais para ser verdade, desconfie. Descontos muito generosos podem, na verdade, camuflar golpes ou eventuais dificuldades posteriores para trocar o produto ou obter reembolso caso necessário.

As compras online nos trazem muitas vantagens, mas precisamos ser cuidadosos na hora de efetuá-las.

Por fim, possui um site ou blog e quer saber mais sobre a Certificação SSL? Acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/certificado-ssl/.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.