Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Dados médicos e do eSocial serão cruzados na malha fina

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A malha fina do Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016) cruzará dados de consultas médicas e informações do eSocial para identificar possíveis fraudes nas deduções de despesas com saúde e com empregados domésticos.

As declarações já podem ser entregues desde o início de março, até o prazo limite de 28 de abril. O uso de um certificado digital, como o e-CPF da Serasa Experian, facilita a checagem das informações e permite ao usuário baixar uma versão pré-preenchida, para correção e envio mais fáceis e rápidos.

Em 2017, as informações médicas declaradas pelos contribuintes serão checadas pela primeira vez. Até o ano passado, os profissionais que prestam serviços médicos eram orientados a declarar o CPF de seus pacientes, mas os dados ainda não eram analisados na malha fina.

“Tínhamos os dados no ano passado, mas não estávamos cruzando ainda. Esse ano vamos cruzar”, confirmou a chefe da malha fina do Imposto de Renda, Elaine Pereira de Souza, em entrevista ao portal G1.

O eSocial, sistema do governo em que os contribuintes declaram despesas com empregados domésticos, passa a ser outra fonte de dados para a avaliação da Receita Federal. A plataforma está em uso desde o ano passado e servirá para a checagem de dados pela primeira vez. Antes, estas informações eram checadas pelas guias de pagamento da Previdência Social.

Nas regras do Imposto de Renda, o contribuinte que usou serviços de empregados domésticos pode abater parte do valor pago com tributos, desde que use a declaração completa. A base de dados do eSocial será usada com o objetivo principal de evitar fraudes no lançamento destas despesas.

Declare IR com e-CPF

Fonte: G1 / CryptoID

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.