Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Descontinuação dos emissores gratuitos de NF-e: você está preparado?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A Secretaria de Fazenda – SEFAZ-SP anunciou no primeiro semestre a descontinuação de seus emissores gratuitos de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), serviços oferecidos à contribuintes de todo país. A partir de 2017 não será mais possível realizar o download do software ou a atualização das versões já existentes. Para não enfrentar problemas quando primeiro de janeiro chegar, a dica é começar desde já a buscar alternativas.

De acordo com o órgão governamental, um recente levantamento indicou que o percentual de documentos gerados por emissores próprios ultrapassava 90%. É importante ressaltar que até o momento, a obrigatoriedade da NF-e se aplica apenas a empresas que exercem atividades específicas, como por exemplo, contribuintes do ICMS ou IPI. Contudo é importante destacar que em breve sua abrangência irá aumentar e é possível aderir voluntariamente ao projeto.

Existem alguns passos para a emissão dos documentos, são eles:

• Aquisição de um Certificado Digital – a NF-e só terá validade jurídica e autenticidade se conter a assinatura digital de sua empresa. A Serasa Experian possui diversos planos e produtos que com certeza atenderão suas necessidades.

• Credenciamento – para emitir Notas Fiscais é necessário estar cadastrado na Secretaria de Estado da Fazenda onde a empresa está instalada. O processo é simples, mas como há diferenças entre os Estados é importante sempre consultar um contador local antes de passar a emiti-las sozinho.

• Software emissor – é fundamental escolher o emissor que melhor atenda às necessidades de cada empresa e segmento. Existem inúmeras opções disponíveis no mercado, incluindo versões básicas e gratuitas ou de baixo custo.

O aumento das despesas internas é algo que preocupa muitos, principalmente micro e pequenas empresas, porém, é importante frisar alguns dos benefícios originários da implementação deste modelo, como por exemplo: redução do impacto ambiental, otimização do espaço físico dentro das empresas, melhor controle fiscal, redução dos custos de impressão e compra de papel, entre outras.

Como a sua empresa está se preparando? Quais são seus planos para o ano fiscal de 2017? Tire suas dúvidas sobre a emissão de NF-e para encontrar o melhor caminho, permitindo que a empresa cumpra com suas obrigações tributárias de maneira vantajosa.

 

Leia também: 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.