Imagem do artigo

Despesas dedutíveis do Imposto de Renda

Avatar
Escrito por Comunicação
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

De maneira simplificada, a dedução reduz a base de tributação. As despesas dedutíveis do Imposto de Renda são aquelas que não entram na base de cálculo do valor sobre o qual incidirá o imposto, permitindo, portanto, uma diminuição do total a pagar ou aumentando a restituição.

Entre as diversas despesas dedutíveis do Imposto de Renda estão:

Educação: são enquadradas nessa categoria apenas as despesas com escola até o segundo grau e cursos universitários. Cursos de línguas, por exemplo, não entram na conta. O limite para essas deduções é de R$3.561,50 – despesas próprias ou gastos com dependentes.

Despesas médicas: sem limites.

Dependentes (pais e filhos): com limite de R$2.275,08 por dependente.

Contribuição à Previdência Social: sem limite.

Contribuição a planos de previdência privada (PGBL): com limite de 12% da renda tributável.

Em todos esses casos, é importante destacar que o valor lançado para fins de dedução deve ser exatamente o da despesa. Por isso, o contribuinte deve, se possível, ter um controle dos recibos desses gastos realizados ao longo do ano.

Os contribuintes que procuram praticidade e segurança na hora de declarar o IR podem utilizar certificação digital. O uso do Certificado Digital pode ser um grande facilitador. O sistema assegura uma enorme confiança na relação não apenas com a Receita, mas com outros órgãos como cartórios. É possível, por exemplo, preencher a declaração diretamente no site da Receita, sem baixar o programa, além de obter a declaração já pré-preenchida. Acesse serasa.certificadodigital.com.br/ecpf/ e saiba mais.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.