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16 documentos necessários para abrir uma empresa

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Escrito por Certificado Digital
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Os empreendedores que pretendem ter uma empresa própria, precisam separar alguns documentos para abrir o negócio de forma eficiente. Nesse sentido, saiba que ter todos os documentos certos para abrir o próprio empreendimento é uma das etapas fundamentais, uma vez que evita maiores contratempos.

Dessa forma, é válido ressaltar que mesmo que seja preciso diversos documentos, não é muito complicado consegui-los. Sendo assim, é fundamental conhecê-los para ter em mãos antes de procurar os órgãos encarregados pela abertura, isso evita possíveis atrasos e retrabalhos. Continue a leitura e conheça os 16 documentos necessários para abrir uma empresa!

Documentos pessoais

Ao decidir montar um negócio, é imprescindível separar os seus documentos pessoais e dos seus sócios no momento de decidir abrir uma empresa. Sendo que isso facilita e otimiza todo o processo. Confira quais são abaixo:

1. cópia do RG autenticada;

2. cópia simples do CPF;

3. certidão de casamento, caso seja casado;

4. carteira do órgão regulamentador;

5. última declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;

6. cópia simples do comprovante de residência.

Documentos da futura empresa

Mesmo que um negócio ainda não tenha sido constituído, ela já apresenta dados importantes. Logo, é fundamental ficar atento aos documentos da nova empresa para não ter maiores contratempos durante a sua construção. Veja a seguir quais são eles:

7. cópia simples do comprovante do endereço comercial — se for no mesmo local que o investidor mora, esse documento não será preciso;

8. nome fantasia da empresa;

9. atividades da empresa que estão presente nos CNAEs a serem inseridos;

10. IPTU.

Documentos para o processo de abertura da empresa 

Durante o processo de abertura de uma empresa é necessário ter alguns documentos importantes em mãos. Uma vez que eles são responsáveis por registrar sua organização e garantir que ela possa exercer suas atividades no local sem afetar a comunidade.

11. Contrato Social 

O contrato social de uma instituição consiste em um documento que estabelece a cota de capital de cada sócio, caso exista. Além do mais, é nele que constará quais serão as atividades desenvolvidas, o modelo de funcionamento da empresa e o regime tributário escolhido.

Saiba que ele terá todas as informações da empresa. Após a sua criação, é preciso que ele tenha assinatura de um advogado e seja reconhecido em cartório, para que sua autenticidade seja garantida.

12. Registro na Junta Comercial 

O registro na junta comercial é primordial durante a formalização da empresa. Pois, é a partir dele que seu negócio passa a existir no mercado. Esse registro precisa ser realizado antes mesmo da solicitação do CNPJ, sendo pré-requisito para a legalização do empreendimento.

Antes de decidir o nome, é preciso saber se a opção está disponível ou se já existe outra loja com o nome registrado. Saiba que isso não pode ocorrer, sendo necessário escolher algo novo e que não seja utilizado por ninguém.

13. CNPJ 

Por meio do CNPJ é possível ter diversas informações a respeito da organização, como a descrição da atividade, a natureza jurídica, a data de abertura, a situação cadastral, o endereço da sede, entre outros dados.

O CNPJ é extremamente importante para um empreendimento, visto que é por meio dele que é possível retirar notas fiscais, contratar outros serviços e fazer compras de mercadorias. É necessário ressaltar que realizar qualquer atividade no mercado sem esse cadastro é ilegal e pode ocasionar diversos problemas ao investidor na justiça. Até as empresas que exercem suas funções apenas de forma virtual precisam do CNPJ.

Com o número é possível identificar seu estabelecimento e permite que a Receita Federal realize o acompanhamento correto dos pagamentos de impostos e das obrigações tributárias de forma geral.

Por meio dele o gestor pode realizar sua função com eficiência, já que consegue enviar os documentos fiscais, fazer as declarações em dias e realizar a contabilidade de maneira correta. Além disso, com ele é possível realizar empréstimos ou financiamentos empresariais com mais facilidade e, assim, o negócio se desenvolve de forma satisfatória no mercado.

14. e-CNPJ

Falando em CNPJ, você já ouviu falar em e-CNPJ? A solução é uma identidade digital para empresas e é associada ao CNPJ. Ela permite comprovar seu estabelecimento no meio digital e é possível realizar várias ações. Seu maior benefício é capacidade de realizar assinaturas nos documentos de forma digital, repassar dados e atender em dia os compromissos fiscais que o governo exige. Assim, é possível trabalhar de forma segura, sendo ainda possível ter acesso a vários sites, como Conectividade Social e e-Social.

Por meio do e-CNPJ o gestor de sua empresa resolve qualquer burocracia sem sair do lugar. Ele é um certificado digital, isto é, uma versão eletrônica do CNPJ. Para facilitar o atendimento, saiba que o certificado digital é a identidade eletrônica de uma empresa ou de uma pessoa. Ele funciona como uma carteira de identificação e permite a assinatura de importantes documentos no meio virtual.

Ainda é fundamental ressaltar que o e-CNPJ é obrigatório para as organizações que se enquadram no Simples Nacional com mais de dois colaboradores. Além do mais, é preciso ser utilizado para a emissão de NF-e. Logo, todas as instituições que precisam retirar NF-e precisam contar com seu certificado digital para evitar maiores adversidades.

Caso a sua empresa esteja crescendo e se desenvolvendo no mercado, você pode adquirir o NF-e , um outro certificado digital focado na emissão das Notas Fiscais. Sendo que a principal diferença dele com e-CNPJ é que outros colaboradores podem ficar responsáveis por essa tarefa. Já no e-CNPJ apenas os sócios da empresa podem realizar a emissão.

15. Alvará de Funcionamento 

O alvará de funcionamento e a inscrição municipal são documentos essenciais para abertura de uma empresa, eles precisam ser solicitados na prefeitura do município que o estabelecimento será aberto. Ao solicitar esses documentos, é necessário ter em mãos o CNPJ da empresa, o contrato social autenticado e assinado, os documentos pessoais e o comprovante de residência dos sócios e a planta do imóvel. Ainda é válido ressaltar que dependendo do ramo da instituição, pode ser solicitado o alvará sanitário e o laudo do Corpo de Bombeiro.

16. Inscrição Estadual 

Outro importante documento no processo de abertura da empresa é a inscrição estadual. Em diversos estados é permitido fazer a inscrição estadual por meio de um cadastro único pela internet junto com o cadastro do CNPJ. Já em outras regiões, é preciso que a inscrição seja realizada antes do alvará de funcionamento. Para receber a inscrição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é fundamental ter a inscrição estadual.

Portanto, para conseguir abrir uma empresa de forma satisfatória é necessário ficar atento a todos os documentos necessários para iniciar o empreendimento. Com eles em mãos fica mais fácil realizar os processos necessários para a abertura da instituição. Saiba que ao abrir um negócio é fundamental cumprir com as regras e normas do Governo Federal para evitar maiores adversidades e trabalhar conforme a lei.

Para conseguir se desenvolver no mercado é preciso adotar boas estratégias de crescimento. Com isso, os documentos necessários para abrir uma empresa não podem ficar de lado. Eles devem ser separados logo no início.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber tudo a respeito do Certificado Digital em nosso blog!

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