Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Condomínios poderão renovar certificação digital mesmo com o mandato do síndico vencido

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.6

O ITI (Instituto de Tecnologia da Informação) publicou no último dia 7 de abril uma Instrução Normativa (IN) permitindo a renovação dos Certificados Digitais nos condomínios, mesmo naqueles casos em que os mandatos dos síndicos já venceram.

A medida é uma forma de manter o acesso aos certificados digitais para esses condomínios diante da atual situação de distanciamento social.

Como os condomínios utilizam o Certificado Digital?

Os condomínios, da mesma forma que as empresas, possuem uma série de obrigações legais que, por sua vez, fazem com que tenham de se relacionar com bancos e órgãos de governo, por exemplo. Nesse sentido, muitos utilizam certificados digitais como uma forma de realizar operações on-line de forma rápida, prática e segura. O certificado permite, por exemplo, realizar o recolhimento do FGTS de funcionários.

Com a norma do ITI, enquanto perdurar a situação de distanciamento social, síndicos cujo mandato já expirou podem solicitar a renovação do certificado em nome do condomínio tendo como comprovação de poder de representação legal o último documento da eleição e uma declaração (assinada digitalmente) informando sobre o impedimento da realização de uma nova eleição para síndico.

Uma parcela considerável dos condomínios não possui clausula em convenção prevendo a realização da assembleia por meio virtual.

Para saber mais sobre o certificado digital para pessoas jurídicas, acesse o e-CNPJ.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.