Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

A importância da certificação digital na Internet das Coisas

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Usuários e, principalmente, empresas, vão precisar focar em segurança se quiserem realmente promover integração com a tecnologia

A disseminação da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) está apenas no começo do que essa inovação tem a oferecer. Objetos com capacidade de absorver informações, comunicar-se com a web e tomar decisões autônomas oferecem praticidade e são facilmente adaptáveis e integrados.

Segundo dados do Instituto Gartner, presente a 37 anos no mercado e líder global em análises e pesquisas sobre tecnologia, o número de dispositivos conectados à internet chegará a 6,4 bilhões em 2016, um crescimento de 30% em relação a 2015.

Mas, e a segurança? Como usar essa tecnologia e, ao mesmo tempo, se preparar para as possíveis vulnerabilidades? Já existem certificados digitais, como os oferecidos pela Serasa Experian, que são utilizados para autenticar e criar uma rede segura para esses dispositivos.

Segundo estudo da Progress, a adoção da IoT ainda é pequena na América Latina. A pesquisa aponta que apenas 7% das empresas da região usam a Internet das Coisas, e que 44% afirmam ainda estar “observando e aprendendo”.

E este é um mercado em potencial com muitas oportunidades nos próximos anos: até 2020, serão 20,8 bilhões de objetos conectados quando haverá cerca de 4,1 bilhões de pessoas online, de acordo com os números divulgados pela Gartner.

Cada vez mais existem objetos que acessam a internet e, quanto mais automação, maior a necessidade de tornar as transações mais seguras. Nesse cenário, o uso da certificação digital também será necessário quando houver maior disseminação da adoção da IoT no Brasil.

COMPRAR E-CPF

COMPRAR E-CNPJ

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.