Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como comprar ou renovar um Certificado Digital pela internet?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Processo pode ser feito sem sair de casa de forma descomplicada, segura e com a mesma validade jurídica

O certificado digital é uma tecnologia cada vez mais necessária por oferecer muito mais segurança aos negócios, otimização de tempo e redução de custos. Com a facilidade do processo 100% digital, em apenas alguns cliques, consumidores e empresas podem adquirir, renovar e fazer a portabilidade do documento eletrônico de forma descomplicada, segura e com a mesma validade jurídica pelo site da Serasa Experian.

Veja abaixo o passo a passo para ajudar quem precisa renovar ou adquirir um certificado digital da Serasa Experian sem sair de casa:

PASSO 1: Organize a documentação

Separe os documentos de identificação em arquivos PDF, pois eles serão solicitados no cadastro. Veja quais são necessários:

Pessoa Física (e-CPF e e-Profissões (e-Contador, e-Saúde e e-Jurídico): Documento de identificação (RG, CNH ou DNI), CPF e, caso utilize o Certificado Digital para a Conectividade Social, é necessário anexar o comprovante de inscrição do PIS, CEI ou CAEPF.

Pessoa Jurídica (e-CNPJ ou NF-e): Cartão CNPJ, documento de constituição da empresa com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto) e documento de identificação do representante da empresa (RG, CNH ou DNI).

PASSO 2: Escolha o certificado mais adequado

Então, acesse o site da Serasa Experian para se informar e decidir qual modelo de certificado digital se adequa melhor ao que você precisa. Na página também é possível conferir as condições de renovação, basta incluir o CPF/CNPJ para consulta de status.

PASSO 3: Inicie o cadastro e faça a validação

Preencha o formulário online com os dados solicitados (identificação, informações do certificado anterior – se for o caso – entre outros). Para os certificados ativos em formato físico (cartão ou token), basta fazer a validação cadastral no próprio site e aguardar o contato por e-mail que será enviado pela Serasa Experian confirmando a identificação e compra do serviço.

PASSO 4: Precisa de videoconferência? Como agendar?

Se o certificado estiver vencido ou se a modalidade escolhida foi em software, será necessário agendar uma videoconferência, que é necessária também caso seja um novo certificado em software com validade de 12 meses.

O agendamento é feito no próprio site. Basta ver o calendário e definir o melhor dia e horário disponível. O objetivo é garantir a autenticidade e dar maior segurança à operação. Feito isso, basta aguardar pelo e-mail de confirmação de emissão do certificado.

PASSO 5: Tudo pronto! Instale o certificado e ele estará pronto para uso

Por fim, após concluir a emissão, instale o certificado digital no seu computador seguindo as orientações do site. Será preciso criar uma senha de revogação para sua segurança (utilizada para revogar/cancelar o certificado em caso de perda, roubo ou acesso indevido).

Pronto, o documento eletrônico está pronto para uso!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.