Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Fique atento à validade do Certificado Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6

O Certificado Digital tem uma data de validade, ao contrário dos documentos físicos. Por isso é importante que fique atento à validade do Certificado Digital, para evitar imprevistos desnecessários. A Serasa Experian tem uma área no site no qual é possível checar quando o documento irá expirar.

Diferentemente dos documentos físicos como RG, CPF, CNPJ, que não possuem prazo de validade, os Certificados Digitais (CDs), tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), têm um prazo de validade, que varia de 12 a 36 meses. Por isso é preciso estar atento ao vencimento desse Certificado, para evitar contratempos no dia a dia.

As dificuldades de um certificado vencido incluem o não acesso aos serviços de sites do governo, como o e-CAC, ou mesmo a emissão de Notas Fiscais eletrônicas. O ideal é saber a data de validade do seu Certificado e ter antecipadamente na agenda a renovação.

Porque os Certificados Digitais possuem validade?

O prazo de validade é um dos elementos de segurança dos Certificados Digitais, além da criptografia. No mundo digital, a tecnologia está em constante evolução, então, um novo Certificado sempre terá os padrões de segurança mais atualizados. O próprio Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), está sempre atualizando as suas definições das melhores práticas de segurança dos Certificados Digitais. 

Além disso, os dados da pessoa ou da empresa identificada podem mudar com o tempo, por isso o Certificado precisa ser atualizado também. No caso de uma empresa, por exemplo, os sócios podem mudar; por isso um Certificado de longa duração tem probabilidade maior de ficar desatualizado.

Sabendo disso, você pode escolher o Certificado Digital que melhor atende suas necessidades. O A1 tem validade de 12 meses e o A3 pode ser de 12, 24 ou 36 meses.

Se você já possui um Certificado Digital (software ou mídia física), da Serasa Experian ou de outra empresa, pode testar a validade pelo no link abaixo. É tudo muito simples, sem necessidade de instalar qualquer programa e pode ser feito em qualquer navegador de internet. A resposta sairá em segundos:

Página de Teste seu Certificado - Serasa Experian
Página de Teste seu Certificado – Serasa Experian

Agora, se você precisar, pode adquirir mais validade para o seu certificado de maneira totalmente on-line e em poucos passos. Veja como no link abaixo:

Página de Renovação - Certificado Digital
Página de Renovação – Certificado Digital

Cada vez mais, empresas, entidades e governos têm acelerado a transformação digital, com o objetivo de oferecer serviços de melhor qualidade, de forma simples, fácil e segura. Nesse contexto, a Serasa Experian vem aprimorando ainda mais os serviços oferecidos aos seus clientes, oferecendo todo o suporte para ajudar pessoas físicas e jurídicas a escolher o Certificado mais adequado para as suas necessidades. Para obter mais informações, acesse: Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.