Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Prazo para entrega da Escrituração Contábil Digital foi prorrogado

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A Secretaria da Receita Federal (SRF) prorrogou o prazo para a entrega da chamada Escrituração Contábil Digital (ECD). A data inicial de entrega do documento, relativa ao ano fiscal de 2019 passou de 29 de maio para 31 de julho.

A entrega da EDC tem caráter obrigatório para todas as empresas optantes pelo Lucro Presumido, mas que, por algum motivo, acabaram distribuindo lucros acima do valor previsto inicialmente. A Escrituração Digital é parte do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), cujo objetivo é substituir por documentação eletrônica todos os arquivos em papel.

Em linhas gerais, é obrigatório o envio dos seguintes documentos:

(a) livro diário e auxiliares

(b) livro razão e seus auxiliares

(c) livro balancetes diários, balanços e fichas de lançamento comprobatórias.

Além dos prazos referentes à entrega da ECD, a Receita Federal prorrogou os prazos para a entrega de uma série de documentações relativas a tributos. Tanto de pessoas jurídicas quanto físicas, assim como para o pagamento desses tributos. Esses são os casos, por exemplo, da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o adiamento do pagamento no caso de imposto a pagar e dos pagamentos de guias de MEIs.

A Certificação Digital é, hoje, uma ferramenta fundamental no trabalho de contadores, permitindo o acesso on-line e com total validade jurídica para declarações e pagamentos de tributos. A certificação facilita, por exemplo, o acesso ao e-CAC (da Receita Federal), sites das secretarias estaduais de Fazenda e no INSS, entre outros.

Pensando nos contadores, profissionais de suma importância na nossa sociedade, a Serasa Experian criou uma certificação digital especial, o e-Contador, com preços especiais. Saiba mais acessando  e-contador.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.