Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Certificado Digital para Médicos: entenda a importância

Avatar
Escrito por Certificação Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.7

Quais são os usos do certificado digital para médicos? Essa é uma ferramenta que pode ser aproveitada por diversos segmentos. Durante muitos anos, os contadores eram os profissionais que mais utilizavam esse documento. Mas, isso vem mudando muito ao longo dos anos.

Médicos, farmacêuticos e demais profissionais da saúde passaram a ter obrigações que dependem da assinatura digital, feita por meio de certificados. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos elaborar este conteúdo.

Nele, mostraremos o que é o certificado digital para médicos, suas funções e como ele deve ser utilizado. Continue lendo!

O que é certificado digital?

O certificado digital para médicos funciona como uma espécie de identidade virtual. Assim, garante a autenticidade da sua assinatura, bem como a de uma empresa no ambiente online. Desse modo, com esse documento um profissional ou empresário da área médica pode executar várias de suas atribuições em um ambiente digital.

Por exemplo, é possível emitir prontuários, assinar receitas de medicamentos, solicitações de exames, entre outras funcionalidades. Tudo isso, com o máximo de segurança e proteção aos dados gerados.

Como o certificado digital funciona?

O funcionamento do certificado digital é muito simples, principalmente em se tratando do modelo A1, que fica instalado no seu computador ou notebook.

Depois de instalado, ele será acionado sempre que necessário. Por exemplo, para assinar um documento basta realizar o procedimento do próprio editor de textos. Assim, o sistema identificará a necessidade de um certificado digital e fará a busca na máquina.

Além disso, sempre que você acessar alguma página que necessita dessa ferramenta, ele será automaticamente acionado. Dessa forma, você apenas digita a sua senha e já pode desfrutar de todas as funcionalidades que o certificado digital pode proporcionar.

Quais são as possíveis aplicações do certificado digital na medicina?

Na medicina, essa ferramenta tem diversas aplicações. Entre as principais nós podemos destacar:

  • elaboração do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), disponível em diversos hospitais e clínicas espalhados pelo país;
  • utilização do sistema do Conselho Regional de Medicina, bem como do Portal Médico;
  • acesso à plataforma de Prescrições Eletrônicas;
  • assinatura de contratos digitais;
  • geração de procuração eletrônica;
  • acesso a certidões de órgãos governamentais;
  • execução de transações bancárias com mais segurança.

Outra vantagem é que o certificado digital proporcionará benefícios para o médico em suas atribuições do dia a dia como pessoa física. Por exemplo, com esse documento é possível consultar suas declarações do imposto de renda enviadas nos anos anteriores, além de facilitar o próprio preenchimento e envio delas.

Você também pode acessar o portal restrito da Receita Federal, chamado e-CAC. Assim, terá acesso a suas informações tributárias, poderá realizar a emissão de DARFs de tributos e, até mesmo, participar de leilões.

Além disso, com a evolução da tecnologia e o crescimento da preocupação com a segurança, é natural que o certificado digital adquira outras utilizações.

Quais os benefícios do certificado digital para médicos?

Agora, discorreremos sobre os principais benefícios que um bom certificado digital pode proporcionar para os profissionais da medicina. Continue lendo!

  • Segurança

A segurança nas transações pode ser considerada a maior vantagem dos certificados digitais. Afinal, com ele você passará a realizar assinatura de documentos que devem ser resguardados com sigilo, protegidos de rasuras ou extravios.

Ao utilizar um certificado digital, nenhum terceiro pode ter acesso à documentação. Logo, os dados e as informações sobre tratamentos, prescrições e diagnósticos serão blindados, evitando que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a esses elementos.

Isso acontece graças ao moderno processo de criptografia que existe nos certificados digitais. Assim, a transação se torna segura para o profissional de saúde, bem como para o médico.

  • Redução de custos

Durante anos, o uso de papéis para imprimir receitas e demais prescrições era algo comum em hospitais, clínicas e consultórios. Isso vem mudando significativamente e um dos motivos para essas alterações é a preocupação com o meio ambiente.

Contudo, a diminuição de impressões também beneficia o profissional da área médica. Isso porque ele pode ter uma redução significativa nos seus custos com papéis, tintas de impressora e, até mesmo, energia elétrica para alimentar esses equipamentos.

  • Praticidade

A praticidade também é um benefício que o certificado digital proporciona. Com ele, o médico tem a liberdade de acessar todos os documentos gerados rapidamente, armazenando esses arquivos em servidores na nuvem —inclusive, que também só podem ser acessados com o uso do seu documento.

Além disso, você também resolve aquele velho problema de pacientes que perdem encaminhamentos, receitas e solicitações. Isso porque, como o certificado é próprio para o meio digital, você pode enviar essas documentações por e-mail ou mensagem. Assim, o paciente imprime sempre que necessário.

  • Redução de burocracias

Por fim, o certificado digital reduz consideravelmente algumas burocracias do dia a dia na vida do médico, especialmente, com relação a procedimentos de reconhecimento de firma em cartório, deslocamento para executar simples assinaturas, entre outros processos.

O foco do certificado digital é tornar a vida do médico mais simples e prática, fazendo com que ele tenha mais tempo para se dedicar ao que realmente é importante: atender seus pacientes e se desenvolver na profissão.

Como ter acesso ao certificado digital para médicos?

Após conhecer os principais usos do certificado digital para médicos e seus benefícios você deve estar se perguntando como ter acesso a esse documento. Atualmente, o procedimento é muito simples. O primeiro passo é procurar uma Autoridade Certificadora.

Basicamente, essa é a empresa que faz o processo de validação da sua identidade e a emissão do certificado digital. Instituições desse tipo como Serasa Experian já realizam o procedimento totalmente de forma online. Assim, você nos envia a documentação e nós fazemos a validação prévia dos dados.

Em seguida, agende uma videoconferência que confirmará 05as informações e, finalmente, gerar o seu certificado digital.

Por fim, podemos perceber que o certificado digital para médicos se tornou uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de suas atividades profissionais. Portanto, não perca mais tempo e adicione esse item em seu consultório, clínica ou outro estabelecimento de saúde.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas terão acesso a essas informações.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.