Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Empresas de tecnologia, saúde e aviação se unem e criam um projeto de passaporte digital de vacinação

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Organizações sem fins lucrativos e grandes empresas de tecnologia e saúde se uniram para desenvolver um ‘passaporte digital’ com registro de vacinação, que possa ser a aceito globalmente.

No mundo todo, em 2020, diversos setores tiveram o seu processo de transformação digital acelerado, com a substituição de documentos impressos por versões virtuais, o que intensificou o uso de Certificados Digitais, que possam ratificar a identidade das pessoas de forma segura. Um exemplo disso é um aplicativo que está sendo desenvolvido na Europa, por empresas e governos, que pode ser chamado de “passaporte digital de vacinação”.

Conforme as campanhas de vacinação avançam em diversos países, ter acesso por meio eletrônico aos comprovantes de testes ou até mesmo registros médicos, se tornará fundamental para a retomada do transporte de passageiros entre os países.

Com o objetivo de tornar essa inovação possível, um grupo formado por empresas de saúde e tecnologia se comprometeu a desenvolver um sistema único de verificação digital para ajudar a identificar as pessoas que já foram vacinadas contra a COVID-19.

Denominado Vaccination Credential Initiative (VCI), o projeto propõe um certificado de vacinação digital único, inicialmente entre os países da União Europeia, que pode ser armazenado em dispositivos móveis. Dessa forma será mais fácil para as pessoas comprovarem a sua imunização por meio de um app ou código QR impresso em papel, quando necessário.

As autoridades sanitárias de cada país determinam quais vacinas serão obrigatórias para os viajantes que chegaram às suas fronteiras. A iniciativa também tem como objetivo impedir declarações falsas.

A organização sem fins lucrativos The Commons Project é responsável pelo Certificado Digital de resultado negativo de exames de Covid-19, já utilizado globalmente.

A International Air Transport Association (IATA), nesse momento, incentiva todos os setores da União Europeia a chegarem a um acordo sobre um certificado europeu de vacinação digital, que permitiria aos imunizados viajar livremente pela Europa sem o teste COVID-19.

A IATA está promovendo uma solução conhecida como IATA Travel Pass, enquanto outras organizações estão desenvolvendo suas próprias soluções.

A entidade fez uma parceria com a companhia aérea Emirates, com sede em Dubai. Os passageiros que viajarem com a Emirates serão os primeiros a testar o aplicativo IATA Travel Pass, assim que a empresa lançar um teste para a tecnologia em abril de 2021.

Eles poderão compartilhar os resultados dos testes de coronavírus diretamente com a companhia aérea, antes mesmo de chegarem ao aeroporto e ter seus dados preenchidos automaticamente no sistema de check-in.

O “Passaporte de Imunização” proposto pela IATA segue padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), baseados nos padrões de criptografia do World Wide Web Consortium (W3C), a principal organização de padronização da Internet.

Trata-se de um consórcio internacional formado por empresas, órgãos governamentais e organizações independentes, com a finalidade de estabelecer padrões para a Web. É reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).  Dessa forma, no futuro, não seria difícil a adoção dessa tecnologia no país, com toda a segurança e validade legal garantidos pelos Certificados Digitais nacionais.

A Serasa Experian Certificação Digital é uma das principais Autoridades Certificadoras credenciada pelo ICP-Brasil e presta uma ampla gama de serviços à empresas, oferecendo todo o suporte para ajudar tanto Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ) com a utilização da assinatura eletrônica. Para obter mais informações, acesse o site da Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.