Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

e-Social e Certificado Digital facilitam o dia a dia das Empresas

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A criação do eSocial pelo governo facilitou o gerenciamento da folha de pagamento nas empresas. Todas as informações e a burocracia para envio desses dados foram substituídos por um único sistema, o que acabou por dar aos empreendedores maior tempo para cuidar das atividades fins. Ao mesmo tempo, é preciso ficar atento aos prazos e às novas regras, pois o eSocial também torna mais simples a atuação dos órgãos de fiscalização. “É importante, por tudo isso, que as empresas e contadores estejam sempre atentos à validade do certificado digital, pois sem ele o cumprimento dessas obrigações não será possível”, destaca Murilo Couto, Gerente Sênior de Certificação Digital da Serasa Experian.

Segundo ele, as mudanças promovidas pelo eSocial trouxeram muitas dúvidas às empresas, mas aos poucos, por meio de instruções normativas e artigos explicativos, todos os pontos estão sendo elucidados e os empresários se dando conta de que o sistema traz mais facilidades que problemas. “Fica muito claro para todos os especialistas com os quais conversamos que o eSocial tem o propósito de facilitar a vida de empresários, contadores e profissionais de Recursos Humanos”, diz Couto.
O eSocial, conforme o próprio governo, tem o objetivo de digitalizar e centralizar as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Com isso, os dados deixaram de ser transmitidos por diferentes formulários e múltiplas datas, o que torna mais simples o trabalho dos responsáveis por essa área e também evita informações distorcidas ou erradas, além da coibir a sonegação fiscal. Com os dados corretos, a vida empresarial se simplifica e se reduz o tempo gasto e o excesso de burocracia.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.