Mercado prevê crescimento abaixo do esperado em 2015, o que exige preparação e comando organizado por parte dos empresários
Bom planejamento estratégico e controle de todas as operações da companhia serão os lemas do empresariado brasileiro em 2015. As duas atividades serão vitais para as corporações passarem pela crise econômica e tentarem superar os números negativos.
A economia brasileira já viveu dias melhores. Se antes a previsão do Banco Central era de um aumento de 3% do PIB, agora o percentual gira em torno de 1,2%. Com relação à inflação, a expectativa é de que alcance 6,28%, bem acima de 4,5% – número considerado ideal pelo órgão.
Diante desse contexto, especialistas recomendam uma nova definição estratégica e posicionamento da organização perante o mercado. A primeira medida, na maioria dos casos, consiste na redução de custos. Entretanto, essa ação pode prejudicar o crescimento quando a economia se recuperar nos meses e anos seguintes.
A principal dica, portanto, é ter maior controle de todos os negócios realizados pela instituição. Assim, ficará mais fácil encontrar novas formas de driblar os obstáculos, como a diferenciação de produtos e serviços ou, então, ter atitudes mais agressivas, como a aquisição de concorrentes e estabelecimentos de menor porte.
Apesar do cenário ruim, é possível garantir uma sobrevivência tranquila. Basta compreender a conjuntura vivida pelo país e identificar o que a companhia pode fazer para passar pela tormenta e retomar o desenvolvimento desejado.