Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Governo Digital: Brasil está entre os 20 melhores

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

A estratégia de Governo Digital do Brasil está entre os 20 melhores. O trabalho realizado na oferta de serviços públicos digitais foi reconhecido na Pesquisa sobre Governo Eletrônico 2020. Publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU).  De acordo com o levantamento, o País avançou do nível ‘alto’ para ‘muito alto’, entre um grupo de 18 países, no chamado Índice de Serviços On-Line (OSI, na sigla em inglês).

O país está na 20º posição, tendo conquistado duas posições entre 193 nações que ofertam serviços públicos digitais e que são avaliadas. No Índice, o líder mundial na oferta de serviços on-line é a Coreia do Sul, seguida por Estônia, Dinamarca e Finlândia.

O Brasil ficou em primeiro lugar no recorte da América do Sul. E em segundo nas Américas, à frente de países importantes como Canadá, Chile e Uruguai e atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo a ONU, o Índice mede o uso de tecnologia da informação e comunicações (TIC) pelos governos para a prestação de serviços públicos em nível nacional. Incluindo dados abertos, participação eletrônica, prestação de serviços multicanais, serviços móveis, nível de utilização pelo cidadão, bem como parcerias inovadoras por meio do uso de TIC.

Desde janeiro de 2019, já são mais de 800 serviços públicos de interesse da sociedade, transformados em digitais. Serviços que antes eram acessados somente em balcões de repartições. Agora o cidadão acessa de casa, pelo computador ou celular, evitando deslocamentos desnecessários. 

As secretarias de Governo Digital (SGD) e de Modernização do Estado (SEME) vêm coordenando esse trabalho, que precisou ser intensificado com o isolamento social. Resultando em mais de 230 serviços digitalizados desde março para atender o cidadão em tempos de isolamento.

Certificação Digital como importante aliada no processo de digitalização de serviços

Por fim, é importante destacar que a Certificação Digital é uma importante aliada nesse processo de digitalização de serviços, tanto em âmbito público ou privado. Afinal, ela garante segurança e autenticidade em todas as informações trocadas de maneira online, como por exemplo, a assinatura de contratos online.

Nós, da Serasa Experian, temos diversos tipos de Certificados Digitais para melhor atendê-lo

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.