Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

ICP-Brasil e o Certificado Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Se você tem mais de 30 anos, com certeza se lembra de como era a vida sem internet. Mas você acha que hoje saberia viver sem ela?

A internet surgiu e transformou tudo. Mas se, por um lado, ela é libertadora, por sua amplitude sem fronteiras, por outro, a falta de “terra firme” pode ser assustadora.

Pela facilidade e comodidade, muitas informações importantes são transmitidas na rede e surgiu, então, uma necessidade de assegurar esses dados. Uma das formas foi a Certificação Digital.

Certificado Digital é a identidade virtual de pessoas e empresas, que utiliza a criptografia como tecnologia de segurança para validar e comprovar informações, ou seja,é a proteção que precisávamos para navegar com tranquilidade.

Não levou muito tempo para que as assinaturas digitais tivessem adesão e ascensão no país. A fim de organizar e regulamentar a emissão dos certificados, uma Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, também conhecida como ICP_Brasil.

O ICP-Brasil é uma estrutura hierárquica e de confiança para a emissão de certificados digitais. No topo dessa estrutura está a Autoridade Certificadora-Raiz, a ITI, responsável por conceder, supervisionar e fazer a auditoria dos certificados emitidos por outras Autoridades Certificadoras.
No último ano, de fevereiro/2015 a fevereiro/2016, foram emitidos 5.309.001 certificados digitais no Brasil, nos mais variados segmentos: governamentais, judiciários, saúde, empresariais e pessoais, entre outros.

A Serasa Experian, maior Autoridade Certificadora do Brasil, disponibiliza diferentes tipos de certificado, de acordo com as necessidades de cada cliente. Confira alguns exemplos:

e-CPF: é a sua identidade digital que permite realizar operações na internet com a mesma validade do CPF físico.
COMPRAR E-CPF

e-CNPJ: é o certificado vinculado a empresas, emitido para o representante legal da empresa.
COMPRAR E-CNPJ

NF-e: certificado para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas.
COMPRAR NF-e

SSL: garante segurança na troca de informações dos visitantes e usuários do seu site.
COMPRAR SSL

Conheça todos os nossos produtos.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.