Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como acompanhar o status do IR 2020

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6

Documento eletrônico facilita a consulta da declaração entregue, simplifica possíveis ajustes e oferece mais segurança aos contribuintes

O Certificado Digital é uma tecnologia que traz vantagens aos contribuintes em diversas etapas do Imposto de Renda. Após o envio da declaração, quem tem o documento eletrônico pode acompanhar com mais agilidade e praticidade o status do processamento dos dados declarados, já que o certificado proporciona entrada direta no ambiente da Receita Federal, sem a necessidade de precisar gerar um código de acesso. Com a pesquisa, fica mais entender, por exemplo, se a declaração foi processada, se está em fila de restituição ou se está retida na Malha Fiscal, popularmente conhecida como malha fina.

Os contribuintes normalmente se preocupam em entregar a declaração no prazo, mas depois grande parte não lembra de conferir a situação do processamento. Podem ser solicitados o envio de documentos extras e ajustes de informações, por exemplo, que se ignorados, podem implicar no registro de malha fina. Nesse sentido, o certificado digital ajuda muito, uma vez que oferece um processo de acompanhamento simplificado, tornando tudo mais prático, ágil e seguro.

O primeiro passo para visualizar informações referentes ao Imposto de Renda é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Desde o início de julho, essa plataforma passou por uma alteração e, para acessá-la, é preciso fazer um cadastro prévio com o certificado digital para obter uma atribuição de selo de confiabilidade no Portal Gov.br, processo ágil, que vale tanto para registro de CPF, quanto de CNPJ. Acesse agora para ver o passo a passo com todos os detalhes.

A Receita Federal considera um prazo de cinco anos, após a entrega da declaração, para cobrar as pendências no Imposto de Renda. Entretanto, o ideal é aproveitar as vantagens dos meios digitais para realizar quanto antes o processo de consulta do status e regularização de dados e documentos para que alguma dependência não seja cobrada no futuro e pegue o contribuinte de surpresa.

Consulta periódica traz vantagens

Dentre as vantagens da consulta periódica feita por meio de certificação digital, destacam-se:

  • A agilidade no acesso à plataforma da Receita Federal;
  • A possibilidade de alterar dados, se solicitado via Extrato do Processamento da DIRPF durante o processamento da declaração;
  • A apresentação de documentos online com segurança e garantia de validade jurídica;
  • Acesso às declarações entregues nos últimos anos para o caso de confirmação de informações e referências, por exemplo;
  • Possibilidade de checar dados e fontes pagadoras para complementar uma retificação.

Leia também:

CNH digital já está disponível para testes em smartphones

Certificado de conexão criptografada do eSocial é atualizado

Advogado: use o e-Jurídico em suas atividades diárias

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.