Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

e-CPF: saiba como utilizar no Imposto de Renda

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

☑️ QUERO O MEU E-CPF

Os Certificados Digitais, e-CPF e e-CNPJ são as versões eletrônicas do CPF e do CNPJ. Eles contêm dados do seu titular, como nome, identidade civil, e-mail, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outras informações. Essa tecnologia confere ao documento digital a mesma autenticidade e validade jurídica da assinatura em papel, assinada de próprio punho.

Falando mais especificamente do e-CPF, ele é uma ferramenta para auxiliar os titulares a desempenhar muitas funções, como a declaração anual do IR. Com essa ferramenta online, os processos ficam descomplicados e todas as informações e dados apresentados são armazenados de maneira integrada e com segurança de chaves criptografadas.

Além disso, muitas das informações são automaticamente preenchidas por meio de dados das declarações anteriores, conferindo economia de tempo e mais agilidade ao processo.

Portanto, é preciso saber o que é o e-CPF, como ele pode ser utilizado para fazer a declaração do IR e quais são as vantagens de contar com essa ferramenta digital facilitadora. Quer saber mais? Se sim, continue a leitura e não tenha mais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá!

O que é o e-CPF

O e-CPF é uma das modalidades dos já bastante utilizados Certificados Digitais. Como uma eficiente maneira de identificar pessoas e empresas nos sistemas utilizados por diferentes organizações governamentais, o e-CPF é a autenticação e validação para as pessoas físicas serem identificadas nesses sistemas.

As pessoas que contam com e-CPF podem fazer a declaração do IR de maneira muito mais simplificada e descomplicada. Com a possibilidade de utilizar a opção de “Pré-Preenchimento”, o formulário pode ser preenchido por meio da integração das informações contidas no CPF do titular, bem como a integração das informações contidas nas declarações de imposto anteriores.

Dessa maneira, o titular do e-CPF economiza tempo e conta com as soluções tecnológicas para agilizar os processos e simplificar a declaração do Imposto de Renda. Além disso, o uso dos certificados digitais, como o e-CPF, permite que outras atividades sejam realizadas de maneira otimizada, como:

  • fazer assinatura de documentos digitais;
  • emitir Notas Fiscais Eletrônicas;
  • acessar sistemas públicos como FGTS e eSocial;
  • acessar o sistema e-CAC, para enviar Imposto de Renda e consultar outras questões financeiras;
  • peticionamento eletrônico;
  • leilões da Receita.

Essas são apenas algumas das facilidades que a utilização dos certificados digitais, como o e-CPF oferece para os titulares.

Como utilizar o e-CPF para declarar o IR

Existem dois principais tipos de e-CPF mais utilizados por pessoas físicas e conferem muitas vantagens aos titulares. São eles, o certificado digital A1 e o certificado digital A3. O certificado digital A1 fica armazenado no computador em que será utilizado, podendo ser copiado para outras máquinas.

Portanto, sempre que os sistemas utilizados exigirem a utilização do certificado digital, o aceso será feito diretamente no arquivo em que ele está armazenado, sem a necessidade de senha ou login de acesso. Logo, o certificado digital do tipo A1 é um arquivo que fica armazenado no computador em que será utilizado.

Já o modelo de certificado digital A3 funciona com armazenamento em uma mídia, que pode ser um cartão ou token. Logo, esse modelo demanda por configurações adicionais e de instalação de programas específicos. Apesar dessas necessidades extras, a instalação é rápida e descomplicada, e precisa ser feita apenas uma vez em cada máquina que será utilizada.

O certificado A3 necessita de uma senha com validade por um período de 1 a 3 anos e pode ser utilizado em quantos computadores forem necessários, bastando apenas a instalação do software para acesso.

Todo o processo para fazer a declaração do Imposto de Renda usando o certificado digital e-CPF é descomplicado e tem como intuito facilitar os processos para todos os envolvidos. O processo começa acessando o site do e-CAC, sem necessidade de download ou instalações.

Já baixou o nosso manual Descomplicando o IR22?

🦁 BAIXAR O MANUAL #IR22! 

Na plataforma da Receita, é disponibilizada uma aba para que sejam feitas as “Declarações e Demonstrativos”. Ao selecionar essa opção, é preciso clicar na aba de “Serviços em Destaque” e depois em “Meu Imposto de Renda”. Logo em seguida, basta optar pela opção “Preencher Declaração Online” e “Ano 2022”. Nesse momento é que é feita a escolha pela declaração Pré-preenchida, onde muitas informações serão recuperadas com base em declarações anteriores, facilitando muito todo o processo da declaração. Pronto, basta preencher os espaços que ainda estão em branco, confirmar as informações apresentadas e enviar a declaração de Imposto de Renda.

Quais as vantagens do e-CPF

Existem muitas vantagens para o titular que deseja utilizar o certificado digital para realizar diferentes atividades. Separamos os principais benefícios de usar o e-CPF. Veja abaixo!

  • Declaração pré-preenchida

Como o e-CPF utiliza alguns dados do titular do CPF e disponibiliza a integração de informações, como os dados das declarações de IR anteriores, é muito mais simples optar pela opção de Pré-Preenchimento e encontrar um formulário online com diversos campos já preenchidos.

Esses campos são sobre informações relevantes, como rendimentos, bens, direitos, dívidas, deduções e muitas outras informações que ficam armazenadas no banco de dados da Receita Federal.

  • Facilidades para fazer retificações

Uma grande vantagem em utilizar o e-CPF para fazer a declaração do Imposto de Renda é contar com facilidades caso seja necessário fazer retificações. Em muitos casos, caso haja necessidade de fazer correções, a Receita disponibiliza de um prazo para que as correções sejam realizadas.

Portanto, com o certificado digital, o titular pode acessar a aba do e-CAC e consultar todo o status da declaração do IR, evitando o pagamento de multas com altas taxas de juros ou cair na malha fina da Receita.

  • Emitir as declarações anteriores

Ao fazer o preenchimento do IR, o sistema disponibiliza e importa alguns dados básicos e fundamentais já utilizado nas declarações anteriores. Muitos contribuintes têm dificuldade em armazenar as declarações dos anos anteriores de maneira segura, fazendo com que dados se percam. Com a digitalização desses dados, as informações ficam armazenadas de forma segura e podem ser integradas sempre que preciso.

  • Segurança para prestar as contas

A segurança e a transparência no processo de prestação de contas são vantagens da e-CPF. Todos os certificados contam com uma gama de sistemas que garantem a segurança dos dados e a criptografia das informações fornecidas. Dessa maneira, é muito mais fácil declarar e garantir que tudo esta de acordo com o informado ao Leão.

  • Diversidade de utilização do certificado

Não é apenas para a declaração do IR que o certificado digital, como o e-CPF pode ser utilizado. Pelo contrário, com o certificado em mãos, é possível acessar contas bancárias, acessar diversas plataformas governamentais, bem como assinar diferentes documentos de respaldo governamental com a mesma vaidade jurídica dos modelos físicos tradicionais.

Utilizar o e-CPF para fazer a declaração do Imposto de Renda é uma vantagem competitiva para as pessoas físicas que já aderiram aos benefícios de utilizar o certificado digital para diversos fins. Com processos descomplicados e possibilidade de integração das informações em um único lugar, o e-CPF é um facilitador quando o assunto é declaração de IR.

Gostou do conteúdo? Se ele foi útil para você, acompanhe outras matérias sobre o Imposto de Renda.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.