Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Está disponível o 5º e último lote de restituição IR

Avatar
Escrito por Certificação Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.4

Está disponível o 5º e último lote de restituição IR. A Receita Federal abriu nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda de 2020. Ao todo, deverão ser beneficiados cerca de 3,2 milhões de contribuintes com um total de R$ 4,3 bilhões em restituições. O depósito dos valores, segundo a Receita, deverá ser realizado no dia 30 de setembro, quarta-feira.

Considerando o universo total de contribuintes, 7,7 mil são idosos acima de 80 anos, 45 mil estão no grupo entre 60 e 79 anos. Além disso, 4,7 mil possuem algum tipo de deficiência física, mental ou moléstia grave e 21,3 mil têm, como principal fonte de renda, o Magistério. Todos esses são integrantes dos grupos prioritários na restituição.

Por fim, outros 3,1 milhões de contribuintes que não  integram os grupos com prioridade (e que entregaram suas declarações do IR até o dia 16 de setembro) também foram contemplados.

Para este ano, a Secretaria da Receita reduziu o número de lotes de restituição, de sete para cinco, com o fim do calendário de restituições justamente em setembro.

Como consultar minha restituição?

Você pode verificar se sua declaração foi liberada acessando o site da Receita Federal, o eCAC. Além disso, atrvés desse portal é possível verificar a existência de qualquer tipo de inconsistência que eventualmente tenha sido identificada pelo órgão governamental durante o processamento.

No caso de eventuais inconsistências, é possível realizar uma declaração retificadora. Caso, no entanto, não haja inconsistências e mesmo assim o valor não for depositado, a orientação é entrar em contato com a Central de Atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Os valores a serem restituídos ficarão à disposição do contribuinte durante o período de um ano.

Por fim, para aqueles que possuem um Certificado Digital, a consulta aos dados e eventuais inconsistências na entrega da declaração é bastante simplificada. A Certificação permite, também, realizar o preenchimento da documentação de forma simples e rápida.

Ainda não possui um Certificado Digital? Acesse e-CPF.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.