Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Novidade para quem caiu na Malha Fina

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4

Agora os contribuintes com declarações retidas em malha fina, podem apresentar os documentos pela internet sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento presencial

A Receita Federal implementou, no último dia 24 de junho, o serviço de Malha Fiscal do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que permite que contribuintes com declaração retida na malha fina entreguem documentos pela Internet, sem precisar ir à Receita Federal, o que era necessário antes.

O novo sistema está disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Para acessá-lo, é necessário ter Certificação Digital ou criar um código de acesso. Esse código de acesso é o mesmo utilizado para consultar o Extrato do Processamento da Declaração, disponível no menu “Meu Imposto de Renda”.

Entre os serviços agora disponíveis, é possível apresentar documentos solicitados em intimação e apresentar a “Solicitação de Retificação de Lançamento” (SRL). Bem como, é possível antecipar a entrega de documentos para análise da declaração retida em malha fiscal dos exercícios 2015 a 2019 ainda não intimada ou notificada pela Receita Federal. O serviço ainda não está disponível para declarações do exercício 2020.

Atenção na documentação apresentada

Primeiramente, recomenda-se atenção para os documentos que devem ser apresentados. A entrega de documentação incompleta ou insuficiente dificulta a análise da declaração e poderá acarretar atrasos na aprovação.

Antes de entregar os documentos, a Receita alerta que:

1) Aqueles que receberam uma Intimação ou Notificação de Lançamento, devem acessar o sistema E-Defesa para organizar adequadamente a documentação que deve ser apresentada;

2) Aqueles que ainda não receberam Intimação ou Notificação de Lançamento, devem acessar o Extrato do Processamento da DIRPF para verificar, primeiro, se a Declaração apresentada está correta. Somente após confirmar que a Declaração não precisa ser retificada, consultar quais são os documentos que precisa apresentar.

O próximo passo, ainda de acordo com as orientações da Receita, é acessar o E-CAC e abrir um dossiê digital de atendimento.

Enfim, mais orientações estão disponíveis no site da Receita, em “Onde Encontro/Atendimento Malha Fiscal”.

Uso da Certificação Digital

Por fim, o uso do Certificado Digital para acessar o E-CAC da Receita é prático e garante que o envio dos documentos seja feito de forma segura e com total validade jurídica.

A Serasa Experian presta toda a assistência para pessoas físicas e jurídicas. Mais informações, acesse: Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.